Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna

Autores/as

  • Carlos Alexandre Molina Noccioli IFECT do Sul de Minas

Resumen

Este ensaio tem como pretenso objetivo apontar uma das possíveis causas de uma (não)reação muito comum na esfera escolar: a apatia discente. Muitas vezes, cobram-se posturas participativas dos alunos, mas raras são as reflexões acerca de nossa conduta como professores-pesquisadores. Narra-se um episódio ilustrativo da questão “erro sobre erro”, que pode acarretar o tolhimento de habilidades que deveriam ser exigidas de um estudante em formação. E questionam-se algumas práticas pedagógicas em ensino de língua materna sob a acumulação de fatores que contribuem para o fracasso escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alexandre Molina Noccioli, IFECT do Sul de Minas

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, professor de Língua Portuguesa e Comunicação do IFECT do Sul de Minas

Publicado

2019-01-02

Cómo citar

Noccioli, C. A. M. (2019). Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3901

Número

Sección

Estudos e Debates

Artículos más leídos del mismo autor/a