Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural

Autores

  • Pricila Estevão EMBRAPA
  • France Maria Gontijo Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Diego Neves de Sousa EMBRAPA

Resumo

Este estudo tem como objetivo promover uma discussão teórica acerca de duas questões que estão imbricadas: Qual a importância da persuasão e da sedução na comunicação rural no Brasil? E que limites éticos devem ser observados na utilização de novos meios de comunicação via internet, principalmente na comunicação em torno de temas rurais? O fetiche sedutor que permeou e, ainda permeia, essas ações está orientado pela concepção de desenvolvimento como modernização tecnológica. Uma comunicação mais rural valoriza tanto práticas culturais tradicionais de grupos sociais vulneráveis à descaracterização modernizante quanto ao uso de recursos modernos que só se justifica quando da busca da emancipação coletiva e da autonomia local de modos de vida. Nessa perspectiva, a comunicação via internet pode entrar em cena como a força potencial que auxilia a eficácia da comunicação rural em cumprir um papel de meio de inclusão social.

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Biografia do Autor

Pricila Estevão, EMBRAPA

Mestre em Extensão Rural (UFV). Relações-Públicas da Embrapa Gado de Leite

France Maria Gontijo Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

Diego Neves de Sousa, EMBRAPA

Mestre em Extensão Rural (UFV). Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Estevão, P., Coelho, F. M. G., & de Sousa, D. N. (2019). Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3925

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