“Meu Brasil”: O uso de blogs no ensino de português como língua adicional

Autores

  • Paloma Bernardino Braga Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo apresentamentos o projeto “Meu Brasil”, disponível em <https://projetomeubrasil.wordpress.com/>, desenvolvido no curso de Português para estrangeiros do CENEX/FALE, nos níveis Intermediário I e Básico II, em 2017/2 e 2018/1. O projeto propõe a criação e adoção de blogs no ambiente de português como língua adicional, de modo a desenvolver a prática da escrita controlada (exercícios propostos em sala de aula) e livre (o aluno escolhe o que mais deseja compartilhar com seu público), visando também o exercício do gênero blog em consonância ao livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Bernardino Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do projeto de iniciação científica intitulado "Estudo das funções do comentário metadiscursivo no processo de figuração em debates eleitorais", sob a orientação do Prof. Dr. Gustavo Ximenes Cunha. Sob a mesma orientação, também foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) no projeto "O papel do comentário metadiscursivo na construção de debates eleitorais". Integra o Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEAD/UFMG). Atua como professora de inglês e de português para estrangeiros (CENEX-FALE) e é escritora de ficção.

Referências

BEZERRA, T. T. Blog’s educacionais e o desafio do ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re)construção do fazer pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Brasília, 2008.

DELL’ISOLA, R. L. P.. Aula de Português como Língua Adicional: e agora, professor? Conferência apresentada em outubro de 2012 no Simpósio da Sociedade Internacional de Português como Língua Estrangeira (SIPLE), Belo Horizonte, Brasil.

DELL´ISOLA, R. L. P.; ALMEIDA, M. J. A. de A. Terra Brasil: curso de língua e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

MANTOVANI, A. M. Blogs na Educação: construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica. Revista Prisma, v. 1, n. 3, 2006.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In. A. Mendes, I. Pereira e R. Costa (Eds), VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 2005, pp. 311-315.

MENDES, E. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, Edleise. CASTRO, Maria L. S. (Orgs.) Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008, p. 57-77.

PAIVA, V. L. M. O. Como se aprende uma língua estrangeira? In: ANASTÁCIO, E.B.A.; MALHEIROS, M.R.T.L.; FIGLIOLINI, M.C.R. (Orgs). Tendências contemporâneas em Letras. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2005. p. 127-140. Disponível em <http://www.veramenezes.com/como.htm>.

SOUZA, S. A. F. A internet e o ensino de línguas estrangeiras. Linguagem e Ensino, v.2, n.1, p.139-172, jan.1999.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

Bernardino Braga, P. (2019). “Meu Brasil”: O uso de blogs no ensino de português como língua adicional. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/7983