A importância da educação à distância na formação do profissional de pedagogia

Autores

  • Aline Maganin Martins de Oliveira IF Sudeste MG Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11803

Palavras-chave:

Formação Continuada, Pedagogia, Educação à Distância

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da Educação à Distância
na formação do profissional de Pedagogia. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica; foram coletadas obras em formas de livros, artigos e materiais disponíveis na internet. A pesquisa se justifica por entender que as práticas da Educação à Distância deixaram de ser um assunto periférico e assumiu um lugar de destaque no cenário da educação brasileira e mundial. Considerando o pedagogo, compreende-se que esse profissional deve estar em constante formação, para que possa atuar de forma satisfatória tanto em ambientes escolares como em não escolares. Foi possível conceituar a Educação
à Distância como uma modalidade de ensino não presencial, onde o processo de ensino e
aprendizagem ocorre através do uso da internet e aparelhos tecnológicos. Muitos profissionais não conseguem conciliar o trabalho com os estudos, visto que as aulas no formato presencial exigem que os alunos frequentem fisicamente a instituição de ensino. A educação à distância permite que o aluno encontre o tempo adequado, assim como utilize o espaço físico disponível para se formar ou dar continuidade à sua formação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, M. A importância da EaD na formação do sujeito. Revista Científica Multidisciplinar

Núcleo do Conhecimento, v. 14, n. 01, pp. 71-81, 2017.

BRANCO, C. Formação continuada de professores: focalizando a relação teoria e prática. Disponível

em:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_cristina_branco.pdf

; acesso em 27 dez. 2020.

CASTRO, A. Formação inicial de pedagogos na modalidade EaD: ambiência, competências e

práticas. Dissertação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013.

COSTA, A. A educação à distância no Brasil: concepção, histórico e bases legais. Disponível em:

https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2017/12/a_educacao_a_distancia_no_brasil_c

oncepcoes_historico_e_bases_legais.pdf; acesso em 21 dez. 2020.

FREITAS, S; MACHADO, J. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do

Ensino Médio. Revista Interações, v. 21, n. 01, pp. 141-153, 2020.

FUSARI, J; PIMENTA, S; PEDROSO, C; PINTO, U. O Curso de Licenciatura em Pedagogia:

fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Revista Educação e Pesquisa, v. 43, n. 01,

pp. 15-30, 2017.

GALLO, M. A história da formação de pedagogos no curso de Pedagogia. Anais do IX Congresso

Nacional de Educação. Curitiba, 2009.

HACK, J. Introdução à educação à distância. Florianópolis: UFSC, 2011.

LIBÂNEO, J. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2001.

MAGALHÃES, A; GONZALEZ, W. Desafios da educação profissional e tecnológica. Disponível

em: https://www.comciencia.br/desafios-da-educacao-profissional-e-tecnologica-novas-faces-dos-

mesmos-

problemas/#:~:text=Observa%2Dse%20uma%20grande%20complexidade,com%20a%20educa%C

%A7%C3%A3o%20profissional%20tecnol%C3%B3gica; acesso em 27 dez. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico:

Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto, relatório, publicações e trabalhos científicos.

São Paulo: Atlas: 2011.

MARTINS, K; FROM, D. A importância da educação à distância na sociedade atual. Disponível em:

https://www.assessoritec.com.br/wp-content/uploads/sites/641/2016/12/Artigo-Karine.pdf; acesso

em 21 dez. 2020.

OLIVEIRA, F. Formação inicial de professores em cursos de Pedagogia a distância: indicadores

do modelo formativo da UAB/UFSCar. Dissertação. Universidade Estadual Paulista Presidente

Prudente, 2010.

OLIVEIRA, M. A Pedagogia além dos muros escolares. Monografia. Escola de Educação.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

PEREIRA, M; MORAES, R; TERUYA, T. Educação à distância: reflexões críticas e práticas.

Uberlândia: Editora Navegando, 2017.

PETERS, E. Um estudo sobre a formação de professores para os primeiros anos do Ensino

Fundamental na modalidade a distância. Dissertação. Universidade Federal de Mato Grosso do

Sul. Mato Grosso do Sul, 2009.

SÁ, R. Educação a distância. Dissertação. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2007.

SALDANHA, L; FRAGA, M. A importância da formação continuada para o bom desempenho do

docente. Disponível em:

https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DA%20FORMACAO

%20CONTINUADA%20PARA%20O%20BOM.pdf; acesso em 27 dez. 2020.

SOUSA, C; GRANJEIRO, M; ARAÚJO, R. Formação do pedagogo com educação à distância.

Anais do XI Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2013.

TEIXEIRA, E; MACHADO, E. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Revista

Educar, v. 35, n. 01, pp. 223-236, 2009.

TOZETTO, S. Docência e formação continuada. Disponível em:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf; acesso em 27 dez. 2020.

VERGARA, S. Estreitando relacionamentos na educação à distância. Cadernos EBAPE, v. 05, n.

, pp. 01-08, 2007.

XAVIER, A. Letramento digital e ensino. Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia

Educacional. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

Downloads

Publicado

21-04-2021

Como Citar

MAGANIN MARTINS DE OLIVEIRA, A. A importância da educação à distância na formação do profissional de pedagogia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–19, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11803. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11803. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos