Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12557

Palavras-chave:

Educação Física, Norma, Estigma, Inclusão

Resumo

Este relato de experiência é oriundo da ferramenta de avaliação da disciplina “Corpo, Saúde e Mídia” do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O presente texto tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o conceito de estigma na área de conhecimento da Educação Física, discutindo sobre aspectos que tensionam normas importantes deste fenômeno. Nesse sentido, discutem-se teorizações fundamentais e clássica sobre norma, desvio, estigma e corpo, e ao final, correlacionam-se esses aspectos com a área “Educação Física” e os processos de subversão para inclusão dos estigmatizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Referências

ALTMANN, Helena. Educação Física escolar: as relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez Editora, 2015.

BRACHT, Válter. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí/RJ: Ed. Unijuí, 1999.

FOUCAULT, Michel. Ordem do Discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1988.

GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Revista Contemporânea, São Carlos, v. 2, n. 2 p. 337-362, jul./dez. 2012.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Ed. Achiamé, 1979.

SOARES, Carmen. Educação Física: raízes europeias. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2017.

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

MARQUES GARCIA, R. Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–09, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i2.12557. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12557. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência