Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12557

Palavras-chave:

Educação Física, Norma, Estigma, Inclusão

Resumo

Este relato de experiência é oriundo da ferramenta de avaliação da disciplina “Corpo, Saúde e Mídia” do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O presente texto tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o conceito de estigma na área de conhecimento da Educação Física, discutindo sobre aspectos que tensionam normas importantes deste fenômeno. Nesse sentido, discutem-se teorizações fundamentais e clássica sobre norma, desvio, estigma e corpo, e ao final, correlacionam-se esses aspectos com a área “Educação Física” e os processos de subversão para inclusão dos estigmatizados.

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Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

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Publicado

01-07-2021

Como Citar

MARQUES GARCIA, R. Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–09, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i2.12557. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12557. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência