Mapeamento geográfico participativo dos casos de doenças decorrentes de arboviroses na cidade de Bayeux – PB

Autores

  • Carlos de Oliveira Bispo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15315

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Geografia, Mapa

Resumo

Arboviroses se constituem em um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Nesse sentido, este artigo objetiva socializar e discutir resultados obtidos em um projeto de intervenção pedagógica na educação básica, que é voltado para a prevenção de arboviroses em uma escola da rede pública de ensino no município de Bayeux-PB. A pesquisa foi orientada pela abordagem pedagógica construtivista (SOLÉ; COLL, 2006; ZABALA, 2007). Para a produção deste artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, aulas, palestras e debates com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a temática arboviroses; análises espaciais com imagens de satélite, trabalho de campo, entrevistas e confecção de mapa participativo sobre os casos prováveis de arboviroses no entorno da escola. No desenvolvimento da pesquisa, os estudantes conseguiram atuar de maneira ativa como jovens protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, extrapolando o aprendizado de dentro da sala de aula para sua própria comunidade. Conclui-se, portanto, que se obteve êxito na intervenção pedagógica, de modo que houve construção de conhecimentos efetivos para o combate ao mosquito do Aedes, fortalecendo, assim, a conscientização ambiental dos estudantes e da comunidade na qual a escola está inserida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, F. E.; ANJOS, R. S.; ROCHA-FILHO, G. B. Mapeamento Participativo: conceitos, métodos e aplicações. Boletim de Geografia (Online), v. 35, p. 128, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.); CALLAI H. C.; KAERCHER, N.A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2014.

COSTA, F. S; SILVA, J. L. L; DINIZ, M. I. G. A importância da interface educação/saúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, v. 4, n. 2, p. 30-33, 2008.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2003.

FONSECA, J. J. S.; MOURA, A. A. A aprendizagem invertida em educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIAED), 21. Bento Gonçalves, 2015. Anais... Bento Gonçalves: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2015.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Setores Censitários. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Aceso em: 22 nov. 2022.

PARAIBA. Boletins Epidemiológicos. Governo da Paraíba. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/consultas/vigilancia-em-saude-1/epidemiologicos Acesso em: 01 jul. 2022.

PASTORIZA, T. B.; SILVA, E. N. O ensino interdisciplinar do tema dengue: uma proposta para a Geografia. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Uberlândia), v. 10, p. 58-70, 2014.

QUINTANILHA, B. L. Mapeamento participativo: uma análise de possibilidades para a educação geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 12, p. 05-28, 2022.

RORIZ, P. A. C; PERES, W. V; RAMOS, R. S. Percepção de estudantes de 9° ano sobre Dengue, Zika e Chikungunya. Nexus Revista de Extensão do IFAM. v. 2, n. 2, P.93 a 100, 2016.

SANTOS, M. E. M. et al. Ações educativas para o combate ao mosquito Aedes aegypti em uma escola da região metropolitana de São Luís. Revista Caderno Pedagógico, v. 14, n. 1, pg. 8 a 27, 2017.

SOLÉ, I. COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, Cesar. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

TEIXEIRA, M. G. Controle do dengue: importância da articulação de conhecimentos transdisciplinares. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 12, p. 442-444, 2008.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

BISPO, C. de O. Mapeamento geográfico participativo dos casos de doenças decorrentes de arboviroses na cidade de Bayeux – PB. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15315. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15315. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)