Agricultura familiar no contexto dos ODS e da sala de aula na disciplina Geografia
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17328Palavras-chave:
Sustentabilidade, Agenda 2030, Extensão UniversitáriaResumo
O presente artigo é resultado de ações extensionistas desenvolvidas no decorrer da disciplina: “Atividade Integradora de Extensão em Geografia III”, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. A partir de uma abordagem teórico-prática, apresenta-se a importância da agricultura familiar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) e da sala de aula no componente curricular Geografia. De cunho exploratório, esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional Rural Alfredo Mesquita Filho, localizada no município de Macaíba-RN. Nesse sentido, este artigo objetiva socializar e discutir resultados de ações extensionistas realizadas no referido Centro Educacional. O percurso metodológico envolveu três etapas, a saber: i) aula expositiva e dialogada; ii) exposição de alimentos provenientes da agricultura familiar; iii) aplicação de um jogo da memória. Os resultados evidenciam que é viável realizar pesquisas e ações de extensão no contexto escolar, construindo conhecimentos de forma lúdica. Portanto, as ações pedagógicas realizadas foram bem-sucedidas, sendo possível problematizar a realidade local frente aos ODS, reforçando a conscientização ambiental entre os estudantes, com destaque para uma agricultura sustentável.
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