Agricultura familiar no contexto dos ODS e da sala de aula na disciplina Geografia

Autores

  • Iago Jos´´e Cabral Maciel
  • Jonatha Max Gomes Silveira
  • José Mateus da Silva
  • Nelson Luiz Couto do Vale Júnior
  • Carlos de Oliveira Bispo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17328

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agenda 2030, Extensão Universitária

Resumo

O presente artigo é resultado de ações extensionistas desenvolvidas no decorrer da disciplina: “Atividade Integradora de Extensão em Geografia III”, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. A partir de uma abordagem teórico-prática, apresenta-se a importância da agricultura familiar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) e da sala de aula no componente curricular Geografia. De cunho exploratório, esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional Rural Alfredo Mesquita Filho, localizada no município de Macaíba-RN. Nesse sentido, este artigo objetiva socializar e discutir resultados de ações extensionistas realizadas no referido Centro Educacional. O percurso metodológico envolveu três etapas, a saber: i) aula expositiva e dialogada; ii) exposição de alimentos provenientes da agricultura familiar; iii) aplicação de um jogo da memória. Os resultados evidenciam que é viável realizar pesquisas e ações de extensão no contexto escolar, construindo conhecimentos de forma lúdica. Portanto, as ações pedagógicas realizadas foram bem-sucedidas, sendo possível problematizar a realidade local frente aos ODS, reforçando a conscientização ambiental entre os estudantes, com destaque para uma agricultura sustentável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACSELRAD, H.; MELLO, C. C. A.; BEZERRA, G. N. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ALBUQUERQUE, A. C. S.; SILVA, A. G. Agricultura Tropical: Quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e política. Embrapa. V.2. Brasília, DF. 2008.

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10.ed. Joinvile, SC: Editora Univille, 2015.

ARAÚJO, A. C. Agricultura, meio ambiente e sustentabilidade: um diálogo entre Carlos Walter Porto-Gonçalves e Enrique Leff. Campo-Território: revista de geografia agrária, v. 8, n. 15, p. 1-6, fev., 2013.

ARMANDO, M. S.; BUENO, Y. M.; ALVES, E. R. S.; CAVALCANTE, C. H. Agrofloresta para Agricultura Familiar. Brasília, DF, 2002.

BARROS, J. D. S.; PORDEUS, A. V. Agricultura no semiárido brasileiro: desafios e potencialidades na adoção de práticas agrícolas sustentáveis. In: Anais... I Congresso internacional da diversidade do semiárido. Realize Editora, Campina Grande-PB. 2016.

BRASIL. Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006: Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326. Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://sidra. ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017. Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

COSTELLA, R. Z. Ensinar o quê... Para quê... Quando... Desafios da Geografia na contemporaneidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

ELIAS, D. O meio técnico-científico informacional e a reorganização do espaço agrário nacional. In MARAFON, G. et al. (orgs.). Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007, pp. 49-66.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Código florestal, adequação ambiental da paisagem rural. Brasília, DF, 2012.

GOMES, I. Sustentabilidade social e ambiental na agricultura familiar. Revista de biologia e ciências da terra. Volume 5, n° 1. Caldas-MG. 2005.

GUIMARÃES, J. Maior concentração de terras revelada pelo Censo Agropecuário incentiva desmatamento e conflitos. Brasília: Repórter Brasil, 2019. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2019/11/ / Acesso em: 06 fev. 2024.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14ª edição, Cortez Editora, São Paulo. 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/

estatisticas/sociais/populacao. Acesso em: 23 set. 2023.

IDEMA - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE. Perfil do seu município – Macaíba. 2018. Disponível em: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema. Acesso em: 23 set. 2023.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil [2022]. Disponível em: https://brasil.un.org/ptbr/sdgs Acesso em: 23 set. de 2023.

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estados Unidos, 2015.

PETERSEN, P. Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A natureza da globalização e a globalização da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: HUCITEC, 1997.

SEAD. Plano Safra da Agricultura Familiar – fortalecer o campo para desenvolver o Brasil 2017/2020. SEAD, Brasília-DF, 2017. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/plano-safra-da-agricultura-familiar-20172020. Acesso em: 24 set. 2023.

SOARES, F. P. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Ensino de Geografia. In: Anais... XI Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. número 5. Goiânia: Nepeg, 2022. p. 500-511.

SOLÉ, I. COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, Cesar. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ZHOURI, A. Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability: desafios para a governança ambiental. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 68, p. 97–107, out. 2008.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

JOS´´E CABRAL MACIEL, I.; MAX GOMES SILVEIRA, J.; MATEUS DA SILVA, J.; LUIZ COUTO DO VALE JÚNIOR, N.; BISPO, C. de O. Agricultura familiar no contexto dos ODS e da sala de aula na disciplina Geografia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17328. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17328. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos