Agricultura familiar no contexto dos ODS e da sala de aula na disciplina Geografia

Autores

  • Iago Jos´´e Cabral Maciel
  • Jonatha Max Gomes Silveira
  • José Mateus da Silva
  • Nelson Luiz Couto do Vale Júnior
  • Carlos de Oliveira Bispo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17328

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agenda 2030, Extensão Universitária

Resumo

O presente artigo é resultado de ações extensionistas desenvolvidas no decorrer da disciplina: “Atividade Integradora de Extensão em Geografia III”, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. A partir de uma abordagem teórico-prática, apresenta-se a importância da agricultura familiar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) e da sala de aula no componente curricular Geografia. De cunho exploratório, esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional Rural Alfredo Mesquita Filho, localizada no município de Macaíba-RN. Nesse sentido, este artigo objetiva socializar e discutir resultados de ações extensionistas realizadas no referido Centro Educacional. O percurso metodológico envolveu três etapas, a saber: i) aula expositiva e dialogada; ii) exposição de alimentos provenientes da agricultura familiar; iii) aplicação de um jogo da memória. Os resultados evidenciam que é viável realizar pesquisas e ações de extensão no contexto escolar, construindo conhecimentos de forma lúdica. Portanto, as ações pedagógicas realizadas foram bem-sucedidas, sendo possível problematizar a realidade local frente aos ODS, reforçando a conscientização ambiental entre os estudantes, com destaque para uma agricultura sustentável.

 

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

JOS´´E CABRAL MACIEL, I.; MAX GOMES SILVEIRA, J.; MATEUS DA SILVA, J.; LUIZ COUTO DO VALE JÚNIOR, N.; BISPO, C. de O. Agricultura familiar no contexto dos ODS e da sala de aula na disciplina Geografia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–16, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.17328. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17328. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos