O papel da escola e da educação física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil: análise comparativa entre as percepções de acadêmicos, professores da educação básica e do ensino superior

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Augusto Fernandes Condé Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Teresa Sudário Rocha Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Lafaiete.

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15408

Palavras-chave:

Educação Física; escola; obesidade juvenil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre as percepções de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), professores de EF atuantes na educação básica e no ensino superior sobre o papel da escola e da EF no controle do sobrepeso e da obesidade juvenil. O grupo amostral foi composto por 137 participantes (100 acadêmicos de EF, 15 professores de EF atuantes na educação básica e 22 no ensino superior). Após a coleta e análise de dados, verificou-se que os participantes da pesquisa avaliam necessária a realização de adequadas intervenções para a prevenção e controle da obesidade na população juvenil. A escola é percebida como um espaço potencial para a criação de estratégias ao cuidado da obesidade em perspectivas biológicas e psicológicas. Contudo, trata-se de uma iniciativa que demanda investimentos e políticas por parte do poder público, das IES com vistas a uma efetiva intervenção no espaço escolar.  

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Augusto Fernandes Condé, Universidade Federal de Viçosa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa
Bolsista do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física

Maria Teresa Sudário Rocha, Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Lafaiete.

Professora no curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Lafaiete. Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica (PROBIC) - Percepções de Profissionais de Educação Física sobre o Treinamento Funcional e seus condicionantes para a saúde. Vice coordenadora do NESPI - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Inclusão. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana - SP. Especialista em Docência no Ensino Superior, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Funcional para a Saúde e Condicionamento pela Facuminas. Especialista em Educação Física e Nutrição pela Faculdade Metropolitana - SP. Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bacharela em Educação Física pela Faculdade Claretiano. Graduanda em Pedagogia pela FAVENI.

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Publicado

01-05-2023

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; CONDÉ, A. . F.; ROCHA, M. T. S. O papel da escola e da educação física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil: análise comparativa entre as percepções de acadêmicos, professores da educação básica e do ensino superior. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–19, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15408. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15408. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

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