Percursos, vivências e perspectivas de futuro:

o caso de estudantes cotistas de cursos técnicos integrados de um instituto federal

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Alexandre Lopes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Wânia Maria Guimarães Lacerda Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15897

Palavras-chave:

Estudantes cotistas, Instituto federal, Formação técnica

Resumo

Os estudos sobre processos de inserção e permanência de alunos cotistas em cursos de formação profissional tem sido tema de interesse na área educacional. O objetivo desse estudo foi analisar os percursos formativos e as vivencias, as condições de permanência e as perceptivas de futuro dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil de cursos técnicos do IF Sudeste MG, Campus de Muriaé. Os procedimentos metodológicos foram a análise de documentos e a realização de entrevistas com cinco estudantes. Os dados foram organizados e tratados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os estudantes integram famílias pertencentes às camadas populares, com poucos recursos financeiros e baixa escolaridade. Ao longo dos percursos e vivências nos cursos, os estudantes se adaptaram ao novo contexto e transformaram o habitus. A concessão de apoio financeiro foi destacada como fundamental para a permanência dos estudantes nos cursos. A experiência vivenciada no IF consolidou o lugar central que a educação tem para esses estudantes, fulcral para os destinos sociais almejados, que inclui cursar a educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Alexandre Lopes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000); Especialização em Avaliação e Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2021). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

 

Wânia Maria Guimarães Lacerda, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Carangola (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa, atuando na graduação e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação família-escola, práticas educativas familiares, trajetórias escolares em camadas populares e médias, escolha do estabelecimento escolar, desigualdades escolares de pertencimento etnicorracial, dimensões socioespaciais das desigualdades escolares e ensino

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.

BOURDIEU, P. As contradições da herança. In: Bourdieu, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 587-594.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, P. Futuro de classe e causalidade do provável. Tradução: Albert Stuckenbruck. In: NOGUEIRA, Maria Alice.; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 81-126.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº. 6.096/07, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília: DF, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 27 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em:15jul. 2019.

CAMPOS, L. A.; FERES JÚNIOR, J. Glossário Ações afirmativas. Nexo políticas públicas, 2021. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/glossario/A%C3%A7%C3%B5es-afir-mativas. Acesso em: 18 agost. 2023.

CIAVATTA, M. A historiografia em trabalho-educação: como se escreve a história da educação profissional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Trad.: Georgina Gonçalves dos Santos e Sônia Maria da Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.

DUBET, F. O que é uma escola justa? Cad. Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300002

KNOP, M.; COLLARES, A. C. M. A influência daorigem social na probabilidade de concluir os diferentes cursosdo ensino superior. Revista Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, 2019. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001

KUENZER, A. Z; GRABOWSKI, G. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22–32, 2016. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983

LAHIRE, B. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as Razões do Improvável. Trad.: Ramón Américo Vasques e Sonia Goldfeder. São Paulo: Editora Ática, 1997.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, São Paulo: EPU, 2013.

MACHADO, M. S.; ANDRADE, D. A. Políticas públicas e ações afirmativas: um caminho (ainda) possível na busca pela igualdade e justiça de gênero no Brasil? Espaço Jurídico Journal of Law, v. 22, n. 1, p. 351-376, jul./dez. 2021. https://doi.org/10.18593/ejjl.27309

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

PEIXOTO, A. L. A. et al. Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo à partir dos coeficientes de rendimento. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 569-591, 2016. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200013

PENA, M. A. C.; Matos, D. A. S.; Coutrim, R. M. E. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 27-51, mar. 2020.

SAMPAIO, R.; Lycarião, D. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo. Revista de Sociologia e Política. v. 26, n. 66, p. 31-47, 2018. https://doi.org/10.1590/1678-987318266602

SILAME, T. R.; MARTINS JUNIOR, H.; FONSECA, A. H. S. O efeito das cotas: desempenho acadêmico dos estudantes cotistas da UniversidadeFederal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 33, 2020, pp 1-36.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; RODRIGUES, A. L.; LACERDA, W. M. G. Percursos, vivências e perspectivas de futuro:: o caso de estudantes cotistas de cursos técnicos integrados de um instituto federal . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–22, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15897. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15897. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos