Percursos, vivências e perspectivas de futuro:

o caso de estudantes cotistas de cursos técnicos integrados de um instituto federal

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Alexandre Lopes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Wânia Maria Guimarães Lacerda Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15897

Palavras-chave:

Estudantes cotistas, Instituto federal, Formação técnica

Resumo

Os estudos sobre processos de inserção e permanência de alunos cotistas em cursos de formação profissional tem sido tema de interesse na área educacional. O objetivo desse estudo foi analisar os percursos formativos e as vivencias, as condições de permanência e as perceptivas de futuro dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil de cursos técnicos do IF Sudeste MG, Campus de Muriaé. Os procedimentos metodológicos foram a análise de documentos e a realização de entrevistas com cinco estudantes. Os dados foram organizados e tratados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os estudantes integram famílias pertencentes às camadas populares, com poucos recursos financeiros e baixa escolaridade. Ao longo dos percursos e vivências nos cursos, os estudantes se adaptaram ao novo contexto e transformaram o habitus. A concessão de apoio financeiro foi destacada como fundamental para a permanência dos estudantes nos cursos. A experiência vivenciada no IF consolidou o lugar central que a educação tem para esses estudantes, fulcral para os destinos sociais almejados, que inclui cursar a educação superior.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Alexandre Lopes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000); Especialização em Avaliação e Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2021). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

 

Wânia Maria Guimarães Lacerda, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Carangola (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa, atuando na graduação e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação família-escola, práticas educativas familiares, trajetórias escolares em camadas populares e médias, escolha do estabelecimento escolar, desigualdades escolares de pertencimento etnicorracial, dimensões socioespaciais das desigualdades escolares e ensino

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; RODRIGUES, A. L.; LACERDA, W. M. G. Percursos, vivências e perspectivas de futuro:: o caso de estudantes cotistas de cursos técnicos integrados de um instituto federal . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–22, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.15897. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15897. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos