Percursos, vivências e perspectivas de futuro:
o caso de estudantes cotistas de cursos técnicos integrados de um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.15897Palavras-chave:
Estudantes cotistas, Instituto federal, Formação técnicaResumo
Os estudos sobre processos de inserção e permanência de alunos cotistas em cursos de formação profissional tem sido tema de interesse na área educacional. O objetivo desse estudo foi analisar os percursos formativos e as vivencias, as condições de permanência e as perceptivas de futuro dos estudantes beneficiados pela assistência estudantil de cursos técnicos do IF Sudeste MG, Campus de Muriaé. Os procedimentos metodológicos foram a análise de documentos e a realização de entrevistas com cinco estudantes. Os dados foram organizados e tratados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os estudantes integram famílias pertencentes às camadas populares, com poucos recursos financeiros e baixa escolaridade. Ao longo dos percursos e vivências nos cursos, os estudantes se adaptaram ao novo contexto e transformaram o habitus. A concessão de apoio financeiro foi destacada como fundamental para a permanência dos estudantes nos cursos. A experiência vivenciada no IF consolidou o lugar central que a educação tem para esses estudantes, fulcral para os destinos sociais almejados, que inclui cursar a educação superior.
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