Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15452

Palavras-chave:

Behaviorismo, Inteligência Artificial, Pedagogia

Resumo

A expansão da Inteligência Artificial (IA) tende a gerar impactos na educação, tanto no processo de aprendizado como na organização do sistema educativo. A IA também facilita o design de pedagogias colaborativas avançadas. Contudo, o modelo dominante de IA na educação utilizado nas instituições educacionais privadas é baseado na abordagem behaviorista. A coleta massiva de dados para sustentar esse modelo implica discutir questões éticas, como a privacidade e o interesse comercial nos dados dos usuários. É possível suscitar outras IA baseadas no modelo pedagógico de Vygotsky, ou na dialogicidade de Paulo Freire, e também em outras pedagogias. Modelos de IA baseados na interação e no trabalho de grupo podem contribuir para uma educação mais produtiva e solidária, não apenas focada no desempenho individual do aluno em provas. Para tanto, os educadores devem participar dessa discussão para pautar uma IA na educação além do modelo behaviorista dominante.

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Publicado

20-09-2023

Como Citar

TELES, L.; NAGUMO, E. Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–15, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15452. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15452. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos