A Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: uma abordagem a partir de uma proposta curricular no contexto do Sul da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15458

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Trabalho colaborativo, Análise de água

Resumo

O presente estudo tem por finalidade apresentar como a perspectiva de interdisciplinaridade adotada no desenvolvimento de Propostas curriculares (PCs) contribui para a formação inicial de professores no contexto do Sul da Bahia. Esta pesquisa está pautada na abordagem qualitativa, e, para obtenção das informações, foram utilizados os relatos escritos de onze licenciandos do curso de Licenciatura em Física e Química de uma universidade pública e as videogravações das aulas do período de planejamento das PCs. Para analisar e interpretar as informações obtidas pelos instrumentos de pesquisa, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que a perspectiva de interdisciplinaridade adotada por meio da PC corrobora para que os futuros professores adquiram experiências e aprendizagens para trabalhar em colaboração, valorizar e considerar os contextos de vivências dos estudantes, partilhar os saberes, assim como contribuir para que esses futuros profissionais se sintam motivados e instigados em desenvolver aulas interdisciplinares com seus colegas da futura profissão. Além disso, os futuros docentes destacaram ter dificuldades para desenvolver a interdisciplinaridade, todavia, compreenderam que esse tipo de trabalho é relevante para a formação acadêmica e profissional, assim como para entender e atuar na sociedade da qual eles fazem parte.

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Publicado

27-10-2023

Como Citar

SILVA, N. A. da; MASSENA, E. P. A Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: uma abordagem a partir de uma proposta curricular no contexto do Sul da Bahia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15458. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15458. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos