Por que ainda precisamos falar sobre a colonização e colonialidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15548

Palavras-chave:

América Latina, Colonização, Colonialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de colonização enquanto movimento de invasão, conquista e dominação do território latino-americano desde o século XV (DUSSEL, 1994). Objetiva-se também, refletir e compreender sobre o percurso da colonialidade, bem como, a superestrutura que evidencia modos hegemônicos de ser, saber e poder (QUIJANO, 2014). Por este motivo, a metodologia adotada nesta investigação é qualitativa com caráter teórico bibliográfico. Enquanto resultado, percebe-se que, o desmembramento do fio nodoso da história colonialista, segue a tecer questões pertinentes para a reflexão filosófica e educativa do tempo hodierno. É perceptível que a formação cultural está orientada a manter essas estruturas, mascarando-as como progresso, ordem e desenvolvimento. Tal perspectiva, nos faz concluir que é possível perceber uma outra história; e é urgente pensarmos de maneira crítica, reconhecendo a diversidade cultural deste continente, enquanto um elemento que pode contribuir para uma organização social e histórica mais abrangente e inclusiva e a partir de uma perspectiva de pensamento decolonial à educação. 

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Biografia do Autor

Jaílson Bonatti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorando em Educação bolsista integral CAPES/PDPG modalidade I pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen - RS (URI/FW). Mestre em Educação Bolsa integral CAPES/PROSUC pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Licenciado em Ciências Biológicas (URI/FW). Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES e da Rede latinoamericana de diálogos decoloniais e interculturais - Redyala. 

Cláudia Battestin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pós doutoranda em antropologia pela Universidade de Buenos Aires - UBA. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante e lider do Grupo de pesquisa SULEAR:Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (Unochapecó). Faz parte da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL) da UNTREF de Buenos Aires e da Rede latinoamericana de diálogos decoloniais e interculturais - Redyala. Atualmente trabalha como docente no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. Atua enquanto apoiadora no conselho indigenista missionário do Brasil - CIMI, realizando pasantias de estudos e trabalho em várias comunidades na américa latina. Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: Filosofia intercultural e éticas aplicadas. Educação ambiental, decolonial, intercultural

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Publicado

28-10-2023

Como Citar

BONATTI, J.; BATTESTIN, C. Por que ainda precisamos falar sobre a colonização e colonialidade? . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–17, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15548. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15548. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos