Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15678Palavras-chave:
alfabetização financeira, desenvolvimento, ruralidadeResumo
Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este estudo tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano – Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como método, recorreu-se à análise de clusters, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira). Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para o meio rural e suas especificidades.
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