Ensino em Biociências e Saúde por meio da CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes: uma proposta de oficina dialógica de narrativas literárias
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15710Palavras-chave:
cienciarte, saúde, narrativasResumo
O problema abordado neste estudo é a necessidade de estratégias inovadoras para o ensino em biociências e saúde (EBS), principalmente nos aspectos de promoção da saúde. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as oficinas dialógicas de narrativas literárias (ODNL) realizadas de forma virtualizada com alunos, professores e profissionais de saúde da Fiocruz, e investigar sua contribuição para o EBS, com ênfase na promoção da saúde. Foram realizadas três oficinas durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021, que contaram com grupos distintos totalizando 27 participantes. CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes foram as principais metodologias. As narrativas mostraram-se uma forma cativante de pensar, produzir e estimular a promoção da saúde. As ODNL podem ser estratégias de ensino, promoção de saúde, crescimento intelectual e emocional, consistindo em espaços transdisciplinares acolhedores que propiciam o florescimento de histórias e afetos.
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