Ensino em Biociências e Saúde por meio da CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes: uma proposta de oficina dialógica de narrativas literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15710

Palavras-chave:

cienciarte, saúde, narrativas

Resumo

O problema abordado neste estudo é a necessidade de estratégias inovadoras para o ensino em biociências e saúde (EBS), principalmente nos aspectos de promoção da saúde. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as oficinas dialógicas de narrativas literárias (ODNL) realizadas de forma virtualizada com alunos, professores e profissionais de saúde da Fiocruz, e investigar sua contribuição para o EBS, com ênfase na promoção da saúde. Foram realizadas três oficinas durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021, que contaram com grupos distintos totalizando 27 participantes. CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes foram as principais metodologias. As narrativas mostraram-se uma forma cativante de pensar, produzir e estimular a promoção da saúde. As ODNL podem ser estratégias de ensino, promoção de saúde, crescimento intelectual e emocional, consistindo em espaços transdisciplinares acolhedores que propiciam o florescimento de histórias e afetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielle Macêdo Fernandes da Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Atualmente doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (2023.1), Bolsista CAPES. Mestre pelo mesmo programa (PGEBS), em que atuei na linha de pesquisa Ciência e Arte. Em 2019, obtive grau em Bacharel em Biomedicina, habilitação Análises Clínicas, pela Universidade Federal Fluminense. Aos 14 anos tive a oportunidade de ingressar no Programa de Vocação Científica- FIOCRUZ. Pesquisando na área de Antropologia da saúde com ênfase em Práticas Terapêuticas Religiosas orientada pelo Dr. Márcio Luiz Braga Corrêa de Mello do período de 2010-2013. Nos anos de 2017-2019, fui bolsista do PIBIC- CNPQ, participando do Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Cultura e Promoção da Saúde- Instituto Oswaldo Cruz- IOC/Fiocruz.

Márcio Mello , Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências pela FIOCRUZ (ENSP). É líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologias Sociais, Cultura e Promoção da Saúde" nas linhas de pesquisa "Cultura, saúde e enfermidade" e "Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde" e pesquisador do Grupo "Ciência, Arte, Cultura, Saúde e Desenvolvimento" na linha de pesquisa "Cultura, Arte e Saúde", ambos do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC-Fiocruz. É também investigador colaborador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - Universidade Nova de Lisboa) na linha de Investigação "Práticas de Políticas da Cultura". Membro da Comissão de Pós graduação dos Programas de Doutorado e Mestrado em Biociências e Saúde da Fiocruz. Agraciado com menção honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS por sua dissertação de mestrado. É psicanalista e professor da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT/FAETEC-RJ e colaborador do site de cultura Conexão Lusófona. Graduou-se pela UERJ. Coordenou o GT 74 Saúde e Cultura: um diálogo a partir das práticas terapêuticas e religiosas na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. É um dos organizadores dos livros "Memórias de uma Pandemia no século XXI" e "Saúde e Cultura: diversidades terapêuticas e religiosas". Atua nas área de Ensino e Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: Antropologia da saúde e da religião, Promoção da saúde, Pesquisa baseada nas Artes (ABR), saúde e sociedade, Educação, Religiosidade, CienciArte, Cultura, Psicanálise, Planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão de Recursos Humanos nas organizações públicas. Um dos organizadores do livro "Memórias de uma pandemia no século XXI: quando arte, cultura e saúde se encontram (2021).

Referências

ARAÚJO-JORGE, T. C. D.; SAWADA, A.; ROCHA, R.; AZEVEDO, S. M.; RIBEIRO, J. M.; MATRACA, M. V.; VASCONCELLOS-SILVA, P. R. Ciênciarte no instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiência na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, v. 70, n. 2, São Paulo, 2018.

ASSIS BRASIL, L. A. Oficina de criação literária: o experimentalismo do texto. Letras de Hoje, Porto Alegre, n. 23, p. 141-148, 1988.

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BLACKMORE, S. The Meme Machine. Oxford; New York. Oxford University Press, 1999.

BOCHNER, A. P.; RIGGS, N. A. Practicing narrative inquiry. In P. Leavy (Ed.), Oxford library of psychology. The Oxford handbook of qualitative research (pp. 195-222). US: Oxford University Press New York, NY, 2014.

CAMPOS, M. V. Alegria Para a Saúde: A arte da palhaçaria como proposta de tecnologia social para o Sistema Único de Saúde. Tese de doutorado Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro: 2009.

CANDEIAS, N. M. F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev. Saúde Pública, v. 31, p. 209-213, 1997.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Narrative and Story in Practice and Research. Eric, 1989.

CZERESNIA, D. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cadernos de saúde pública, v. 15, p. 701-709, 1999.

DE FREITAS, E. Contested positions: How fiction informs empathic research. International Journal of Education and the Arts, v. 4, n. 7, p. 4, 2003.

ESCALANTE, P. R. P. O potencial comunicativo dos memes: formas de letramento na rede digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Revista Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261-280, 2010.

FIGUEIRA-OLIVEIRA, D.; RODRIGUEZ, L. D. L. R.; MEIRELLES, R. M. S. Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 17, 31 jul. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021.

GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014.

LEAVY, P. Method meets art: Arts-based research practice. Guilford Press, 2008.

LEAVY, P. Method meets art: Arts-based research practice. Guilford Publications, 2015.

LIMA, C, C.; GUZMAN, S. M.; BENEDETTO, M. A. C. D.; GALLIAN, D. M. C. Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 139-150, 2014.

MELLO, M.; GOMES, R. Memórias de uma pandemia no século XXI: Quando arte, cultura e saúde se encontram. Editora CRV; 2021.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NAVA, P. Baú de ossos. 7a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1974.

NUTBEAM, D. Glosario de Promoción de la Salud. In Promoción de la Salud: una antologia. Publicación Cientifica nº 557. OPAS, p. 393-403, 1996.

OLIVEIRA, C. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015.

OLIVEIRA, C. M. D.; BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. S. D. S.; UCHÔA-FIGUEIREDO, L. D. R. The writing of narratives and the development of collaborative practices for teamwork. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 1005-1014, 2016.

PASSOS, V. Ebook 100 exercícios de escrita criativa para você desbloquear e começar a escrever (internet). Projeto Pintura das Palavras, 2020 [citado 15 out 2022]. Disponível em: https://pinturadaspalavras.kpages.online/ebook100exercicios. Acesso em: 15 ago. 2020.

PELIAS, R. J. A methodology of the heart: Evoking academic and daily life. Rowman Altamira, 2004.

PORTO, C. P. Narrativas memorialísticas: memória e literatura. Revista Contemporânea de Educação, v. 6, n. 12, p. 432-448, 2011.

RICHARDSON, L. Skirting a pleated text: De-disciplining an academic life. Qualitative Inquiry, v. 3, n. 3, p. 295-303, 1997.

ROOT-BERNSTEIN, R.; ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de gênios: como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001.

SABROZA, P. C. Saúde pública: procurando os limites da crise. Rio de Janeiro: ENSP. FIOCRUZ, mimeo, 1994.

SILVA, A. M. F.; MENDES, A. B. A.; PERRONE, N. S. S.; STRATTNER, V. R.; MELLO, M. L. Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 12, 2022.

STRATTNER, V. R. As oficinas dialógicas de linguagem musical como forma de promoção da saúde na Comunidade da Maré. Revista Educação Pública, v. 21, nº 31, 2021.

VASCONCELLOS-SILVA, P.; ARAUJO-JORGE, T. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. CIAIQ2019, v. 2, p. 41-48, 2019.

VASCONCELLOS, S. T. Entre {dobras} lugares: da pesquisa na formação de professores de artes visuais e as contribuições da pesquisa baseada em arte na educação. 2015. [Tese de Doutorado em Educação]. Curitiba (Paraná): Universidade Federal do Paraná; 2015.

WORD HEARTH ORGANIZATION. Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV) (internet) 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-commi

ttee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 19 nov. 2022.

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

MACÊDO FERNANDES DA SILVA, A.; LUIZ BRAGA CORRÊA DE MELLO, M. Ensino em Biociências e Saúde por meio da CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes: uma proposta de oficina dialógica de narrativas literárias. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–17, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15710. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15710. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos