Formação inicial de professores de Ciências Naturais:

Estado da Arte das pesquisas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15832

Palavras-chave:

Ciências Naturais, Formação de Professores, Interdisciplinaridade

Resumo

RESUMO

Essa pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas nacionais que abordam os cursos de formação inicial de professores de Ciências Naturais ou da Natureza. A metodologia foi qualitativa do tipo “Estado da Arte”.  Foram selecionados 40 artigos, 10 teses e 18 dissertações, analisados com base na Análise de Conteúdo e elencados em quatro categorias: 1- “Análise da formação inicial do professor de CN”; 2- “Interdisciplinaridade e currículos integradores”; 3- “Proposição pedagógicas formativas”; 4- “Espaços e ambientes formadores”.  As análises indicaram a complexidade das licenciaturas de Ciências Naturais/Natureza, com base em suas matrizes curriculares, ações e percepções dos diferentes sujeitos que compõe essas licenciaturas.  Foi observada a importância de uma formação mais generalista e menos específica em uma única área das Ciências. Em síntese, a formação docente precisa ser integradora e interdisciplinar, composta por diferentes metodologias e estratégias pedagógicas e estruturadas em espaços que promovam diálogos e reflexões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Dias Coutinho, Universidade de Brasilia-UnB

         

 

 

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasilia- UnB

 

 

Referências

ARAUJO, E. P. R.; TOLEDO, M. C. M.; CARNEIRO, C. D. R. A evolução histórica dos cursos de Ciências Naturais na Universidade de São Paulo. Terrae, São Paulo, v. 11, n. 1-2, p. 28-38, 2014. Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V11/PDFv11/TV11-Elias-3.pdf . Acesso em 11 mai. 2023.

GUIMARÃES G. T. D.; PAULA, M. C. Análise de conteúdo a partir de Moraes: abordagem metodológica. In: GUIMARÃES, G. T. D.; PAULA, M. C. (Org.) Análise de conteúdo e análise do discurso: reflexões teórico-metodológicas em diferentes vertentes (33-50). Alexa Cultural: São Paulo, 2022.

LOPES, D. S.; ALMEIDA, R. O. Percepções sobre limites e possibilidades para adoção da interdisciplinaridade na formação de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 137-162, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1311. Acesso em 14 mar. 2023.

MACEDO, P. A. A.; REIS, R. C. A preparação para a docência no ensino fundamental na visão de licenciandos em Ciências Naturais e Ciências Biológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e20581, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/20581 . Acesso em 11 mai. 2023.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O; PIETROCOLA, M. P. O. Atuação dos Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências. ALEXANDRIA. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 175-198. 2011. Disponível em: https://periodicos.

ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553 . Acesso em 10 mar. 2023.

RAZUCK, R. C. S. R.; ROTTA, J. C. G. O Curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 739-750, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/c8ZsnFhhDXpJ9zbtcLDyz8J/?format

=pdf&lang=pt. Acesso em 20 mar. 2023.

REIS, R. C.; MORTIMER, E. F. Um estudo sobre licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Yp4x5ZhQXfwrNg45bx9PnXM/?lang=pt . Acesso em: 11 mar. 2023.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, Paraná, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/

articulo.oa?id=189116275004 . Acesso em: 30 abr. 2023.

SILVA, J. P.; NERIS, N. S.; VILELA, M. V. F.; CARBO, L. Os espaços de atuação profissional do licenciado em Ciências da Natureza no Brasil: um delineamento a partir da compreensão dos sistemas estaduais de ensino. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, e69, p. 1–27. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43625 . Acesso em: 30 abr. 2023.

Downloads

Publicado

15-11-2023

Como Citar

COUTINHO, M. B. D.; GOMES ROTTA, J. C. Formação inicial de professores de Ciências Naturais: : Estado da Arte das pesquisas nacionais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15832. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15832. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos