Formação inicial de professores de Ciências Naturais:
Estado da Arte das pesquisas nacionais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15832Palavras-chave:
Ciências Naturais, Formação de Professores, InterdisciplinaridadeResumo
RESUMOEssa pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas nacionais que abordam os cursos de formação inicial de professores de Ciências Naturais ou da Natureza. A metodologia foi qualitativa do tipo “Estado da Arte”. Foram selecionados 40 artigos, 10 teses e 18 dissertações, analisados com base na Análise de Conteúdo e elencados em quatro categorias: 1- “Análise da formação inicial do professor de CN”; 2- “Interdisciplinaridade e currículos integradores”; 3- “Proposição pedagógicas formativas”; 4- “Espaços e ambientes formadores”. As análises indicaram a complexidade das licenciaturas de Ciências Naturais/Natureza, com base em suas matrizes curriculares, ações e percepções dos diferentes sujeitos que compõe essas licenciaturas. Foi observada a importância de uma formação mais generalista e menos específica em uma única área das Ciências. Em síntese, a formação docente precisa ser integradora e interdisciplinar, composta por diferentes metodologias e estratégias pedagógicas e estruturadas em espaços que promovam diálogos e reflexões.
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