Conturbadas Memórias: narrativas da nação brava

Autores

  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7876-9392

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16078

Palavras-chave:

Poema

Resumo

Os três poemas apresentam diferentes momentos históricos e eventos importantes na história do Brasil. Eles retratam momentos de agitação política, lutas pela liberdade e confrontos regionais.

No primeiro poema, intitulado "I Constituinte e Chalaça, Noite da Agonia", é destacada a tumultuada sessão da Assembleia Constituinte brasileira, onde deputados debatiam a elaboração de uma constituição. O conflito entre Antônio Carlos de Andrada e o imperador D. Pedro I é abordado, mostrando a tensão e o embate de ideias na busca pela liberdade. A aprovação da proposta constitucional traz consigo a agonia, pois o ministro do Império impõe restrições à imprensa e demissões, colocando a liberdade em perigo.

O segundo poema, intitulado "II Onde repousam Heróis, épica é a batalha", rememora a Batalha do Jenipapo, um marco da luta pela independência do Brasil. O poema destaca a importância do cemitério do Batalhão e do monumento do Jenipapo como símbolos venerados e honrados da história do país. A bravura e coragem dos combatentes são exaltadas, mesmo diante da derrota, e seu legado serve como exemplo inspirador para as gerações futuras.

O terceiro poema, intitulado "III Revoltas no Pampa, Maragatos e Chimangos", retrata a Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul. O conflito entre os Maragatos, defensores de Assis Brasil, e os Chimangos, apoiadores de Borges de Medeiros, é destacado. A crise na pecuária e a fraude na reeleição são apontadas como desencadeantes da revolta. O poema ressalta a violência e a censura à imprensa durante o período, além de enfatizar a união dos revolucionários em colunas e o impacto do conflito na história do Rio Grande do Sul.

Em suma, os três poemas despertam reflexões sobre a importância desses eventos e seu legado na construção entre memória, identidade, patrimônio e o destino do país e da brava gente brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil

Marcelo Calderari Miguel nasceu em Juiz de Fora (MG). Em 2009 muda-se para Vitória (ES) atuando como bancário na Caixa (CEF). Em 2010 ingressa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e realiza bacharelado em Administração e Biblioteconomia. No Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) participa de diversos cursos e eventos em prol da ciência, tecnologia e inovação – CT&I. Tem Formação em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e MBA em Estatística Aplicada, áreas em que atua com consultorias – EaD e TI. Desde as primeiras letras foi estimulado pelos professores a ler na Biblioteca Pública Municipal Murilo Mendes e, entre as leituras de sua adolescência estão as poesias de Adélia Prado, Augusto dos Anjos, João Cabral de Melo Neto, Mário Quintana, Tomás António Gonzaga entre outros. De quando em quando, dedica-se aos meandros do discurso metapoético.

Contato: (27) 3215100 Av. Princesa Isabel, 86, Centro, Vitoria, ES | Cep 29010-360 | Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7876-9392 | E-mail: <calderari100@gmail.com>

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brazil. Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

MIGUEL, M. . C. Conturbadas Memórias: narrativas da nação brava. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–03, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16078. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16078. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Outros Olhares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)