A formação em enfermagem e o trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal:

uma revisão de literatura a partir da perspectiva ergológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16080

Palavras-chave:

Enfermagem, Ergologia , Formação

Resumo

Esse artigo buscou compreender as contribuições da abordagem ergológica para a formação e o trabalho da enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados virtuais da Biblioteca Virtual em Saúde - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online (Medline) e banco de dados da PubMed. Os seguintes descritores foram utilizados: “Terapia Intensiva Neonatal”, “enfermagem”, “ergologia”, “normas antecedentes” e “dramáticas dos usos de si”. Ao final das buscas, seis artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram selecionados para compor o estudo. Diante dos achados, percebeu-se que os profissionais de enfermagem estão inseridos em um meio complexo, no qual convivem com situações que extrapolam os problemas clínicos, muitas vezes distintos e contraditórios, sendo necessária uma gestão das dramáticas dos usos de si por si e pelos outros. Apesar das condições muitas vezes desfavoráveis, os trabalhadores em enfermagem renormatizam para corresponderem às necessidades do meio sempre infiel e manutenção da saúde. Este estudo corrobora para se compreender as contribuições da ergologia para a formação e o trabalho da enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi apontado ainda que há, sobretudo, que se intensificar e aprofundar os estudos sobre a formação e o trabalho desses profissionais que atuam nestas unidades para enfrentar os riscos aos quais se submetem cotidianamente, considerando as peculiaridades e fragilidades da clientela que depende desse serviço.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina de Lima Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Trauma, Urgência e Emergência pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (2011),
Mestranda no Mestrado Profissional Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Contagem, Minas Gerais.

Mariana Veríssimo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutora em Filosofia - Epistemologia e História da Filosofia - pela Aix-Marseille Université, França (2010).
Professora Adjunto IV no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e
colaboradora no Mestrado Profissional Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder
dos grupos de pesquisa Didática - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Garimpo da Atividade:
Trabalho, Tecnologias, Educação e Políticas Educacionais.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

PASSOS MENDES, D.; MENDES, J. C. de L.; AGUIAR E SILVA, M. V. S. de. A formação em enfermagem e o trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: : uma revisão de literatura a partir da perspectiva ergológica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16080. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16080. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos