Os robôs devem substituir os professores? Uma abordagem de Neil Selwyn
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16088Palavras-chave:
inteligência artificial, professor, EducaçãoResumo
“Should robots replace teachers?: AI and the future of education” é o livro publicado em 2019 do autor Neil Selwyn. A obra em análise surge com objetivo de discutir o uso da inteligência artificial na educação e como essa proposta ameaça ou não a permanência de professor humano na sala de aula. A partir da questão principal que norteia a obra “Os robôs deveriam substituir os professores?”, o autor levanta outros apontamentos que envolvem problemáticas de origens sociais, políticas e ideológicas e nos convida a reflexão para discutirmos sobre qual será o futuro da tecnologia, em especial a inteligência artificial, na educação. Dividido em cinco capítulos, a obra contextualiza uma série de questionamentos ao longo de todo texto que nos remete a pensar sempre de forma crítica em relação ao tema.
Downloads
Referências
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. 663 p.: il. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em 20 mar 2021.
SELWYN, N. What do we mean by “Education” and “Technology”?. In.: _____.Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. . Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/17/traducao-1-o-que-queremos-dizer-com-educacao-e-tecnologia-de-neil-selwyn/.
SELWYN, N. Understanding Educational Tecnology as na Ideology. In.: _____. Distrusting Educational Technology. Edição para Kindle. Londres: Routledge, 2014. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/18/traducao-2-a-tecnologia-educacional-como-ideologia-de-neil-selwyn/.
SELWYN. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In.: ROCHA, Claudia Hisdorf; KADRI, Michele Salles El; WINDLE, Joel Austin (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas: Pontes, 2017.
SELWYN, Neil. Should robots replace teachers?: AI and the future of education. Edição para Kindle. Cambrigde: Polity Press, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.