Os robôs devem substituir os professores? Uma abordagem de Neil Selwyn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16088

Palavras-chave:

inteligência artificial, professor, Educação

Resumo

“Should robots replace teachers?: AI and the future of education” é o  livro publicado em 2019 do autor Neil Selwyn. A obra em análise surge com objetivo de discutir o uso da inteligência artificial na educação e como essa proposta ameaça ou não a permanência de professor humano na sala de aula. A partir da questão principal que norteia a obra “Os robôs deveriam substituir os professores?”, o autor levanta outros apontamentos que envolvem problemáticas de origens sociais, políticas e ideológicas e nos convida a reflexão para discutirmos sobre qual será o futuro da tecnologia, em especial a inteligência artificial, na educação. Dividido em cinco capítulos, a obra contextualiza uma série de questionamentos ao longo de todo texto que nos remete a pensar sempre de forma crítica em relação ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Antunes Pereira, UNESA

Pedagoga formada pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com experiência em ESL (English as a second language) na Educação Infantil e formação em Letras - Língua e Literatura Inglesa. Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde. Desde 2020 atua como Professora Adjunta de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atua também como professora-tutora pelo CEDERJ, no curso de Pedagogia (UNIRIO). Mestre em Educação pelo PPGE/UNESA, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais. Doutoranda em Educação, na mesma linha de pesquisa.

CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/0349609652620015

Referências

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. 663 p.: il. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em 20 mar 2021.

SELWYN, N. What do we mean by “Education” and “Technology”?. In.: _____.Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. . Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/17/traducao-1-o-que-queremos-dizer-com-educacao-e-tecnologia-de-neil-selwyn/.

SELWYN, N. Understanding Educational Tecnology as na Ideology. In.: _____. Distrusting Educational Technology. Edição para Kindle. Londres: Routledge, 2014. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/18/traducao-2-a-tecnologia-educacional-como-ideologia-de-neil-selwyn/.

SELWYN. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In.: ROCHA, Claudia Hisdorf; KADRI, Michele Salles El; WINDLE, Joel Austin (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas: Pontes, 2017.

SELWYN, Neil. Should robots replace teachers?: AI and the future of education. Edição para Kindle. Cambrigde: Polity Press, 2019.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

ANTUNES PEREIRA, C. Os robôs devem substituir os professores? Uma abordagem de Neil Selwyn. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–06, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16088. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16088. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas