Os robôs devem substituir os professores? Uma abordagem de Neil Selwyn
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16088Palavras-chave:
inteligência artificial, professor, EducaçãoResumo
“Should robots replace teachers?: AI and the future of education” é o livro publicado em 2019 do autor Neil Selwyn. A obra em análise surge com objetivo de discutir o uso da inteligência artificial na educação e como essa proposta ameaça ou não a permanência de professor humano na sala de aula. A partir da questão principal que norteia a obra “Os robôs deveriam substituir os professores?”, o autor levanta outros apontamentos que envolvem problemáticas de origens sociais, políticas e ideológicas e nos convida a reflexão para discutirmos sobre qual será o futuro da tecnologia, em especial a inteligência artificial, na educação. Dividido em cinco capítulos, a obra contextualiza uma série de questionamentos ao longo de todo texto que nos remete a pensar sempre de forma crítica em relação ao tema.
Downloads
Referências
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. 663 p.: il. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em 20 mar 2021.
SELWYN, N. What do we mean by “Education” and “Technology”?. In.: _____.Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. . Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/17/traducao-1-o-que-queremos-dizer-com-educacao-e-tecnologia-de-neil-selwyn/.
SELWYN, N. Understanding Educational Tecnology as na Ideology. In.: _____. Distrusting Educational Technology. Edição para Kindle. Londres: Routledge, 2014. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira. Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. Disponível em: https://ticpe.wordpress.com/2016/12/18/traducao-2-a-tecnologia-educacional-como-ideologia-de-neil-selwyn/.
SELWYN. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In.: ROCHA, Claudia Hisdorf; KADRI, Michele Salles El; WINDLE, Joel Austin (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas: Pontes, 2017.
SELWYN, Neil. Should robots replace teachers?: AI and the future of education. Edição para Kindle. Cambrigde: Polity Press, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.