Bioética nos cursos de biotecnologia das universidades federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16173Palavras-chave:
Bioética, Currículo, Eudcação SuperiorResumo
O estudo teve como objetivo analisar o panorama curricular da bioética nos cursos de graduação em Biotecnologia nas universidades federais do Brasil. De abordagem quali-quantitativa, possui caráter exploratório e descritivo pautada na reflexão teórica sobre o tema a partir de pesquisa documental em currículos e ementários de disciplinas de bioética dos cursos de Biotecnologia de 20 universidades federais do Brasil. Caracteriza-se também como pesquisa de opinião, tendo como público 10 estudantes da Unifal-MG. A partir das análises dos currículos e ementas, constatou-se que para a metade dos cursos de Biotecnologia, há o predomínio da abordagem Historicista, Filosófica e Temática no ensino da bioética. Com relação à opinião dos estudantes da Unifal-MG sobre a importância e contribuição da bioética para a Biotecnologia, os mesmos relataram que a disciplina é necessária e indispensável e que as duas áreas devem estar alinhadas para assegurar os direitos éticos aos seres vivos.
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