Bioética nos cursos de biotecnologia das universidades federais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16173

Palavras-chave:

Bioética, Currículo, Eudcação Superior

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o panorama curricular da bioética nos cursos de graduação em Biotecnologia nas universidades federais do Brasil. De abordagem quali-quantitativa, possui caráter exploratório e descritivo pautada na reflexão teórica sobre o tema a partir de pesquisa documental em currículos e ementários de disciplinas de bioética dos cursos de Biotecnologia de 20 universidades federais do Brasil. Caracteriza-se também como pesquisa de opinião, tendo como público 10 estudantes da Unifal-MG. A partir das análises dos currículos e ementas, constatou-se que para a metade dos cursos de Biotecnologia, há o predomínio da abordagem Historicista, Filosófica e Temática no ensino da bioética. Com relação à opinião dos estudantes da Unifal-MG sobre a importância e contribuição da bioética para a Biotecnologia, os mesmos relataram que a disciplina é necessária e indispensável e que as duas áreas devem estar alinhadas para assegurar os direitos éticos aos seres vivos.

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Biografia do Autor

Deyla Paula de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Pós-Doutora em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFT. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

Fellipe Pereira Barros, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Análises Clínicas e Diagnóstico Laboratorial pela faculdade Focus.

Edson Junior do Carmo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso, mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior na UFAM.

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA, D. P.; PEREIRA BARROS, F.; JUNIOR DO CARMO, E.; CUNHA DE ARAÚJO, G. Bioética nos cursos de biotecnologia das universidades federais do Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16173. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16173. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos