Explorando recursos didáticos para ensinar sobre a importância dos insetos polinizadores
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16649Palavras-chave:
Polinização, Modelos didáticos, DesmistificaçãoResumo
A polinização consiste na transferência de grãos de pólen de uma planta para outra, este fenômeno está relacionado à reprodução das plantas. É um processo natural que atua no equilíbrio da vida e atualmente passa por diversas ameaças ocasionadas pelo ser humano. Apontada a relevância da polinização para a vida na Terra, este trabalho objetivou colaborar com o conhecimento de alunos de duas escolas de Ensino Fundamental, uma do ensino regular e a outra da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre insetos polinizadores através do uso de recursos didáticos. Para isto, foram aplicados questionários para entender a opinião e conhecimentos dos educandos sobre a temática, houve palestras e construção de modelos didáticos com massa de modelar, para facilitar a compreensão dos estudantes. Os resultados mostraram que antes das intervenções, 65,9% (N=60) dos alunos ainda não haviam estudado sobre polinização, 18,6% (N=17) ao ver estes animais o matavam e 15,3% (N=14) afirmaram temer os insetos. Posteriormente às atividades da pesquisa, foi obtido que os alunos adquiriram conhecimentos adequados sobre o processo da polinização e a sua importância ambiental e econômica, reconhecendo os principais animais polinizadores, demonstrado pelos desenhos e modelos didáticos elaborados pelos estudantes. Podendo-se inferir que as metodologias executadas alcançaram êxito na sensibilização dos alunos sobre a temática estudada.
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