Explorando recursos didáticos para ensinar sobre a importância dos insetos polinizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16649

Palavras-chave:

Polinização, Modelos didáticos, Desmistificação

Resumo

A polinização consiste na transferência de grãos de pólen de uma planta para outra, este fenômeno está relacionado à reprodução das plantas. É um processo natural que atua no equilíbrio da vida e atualmente passa por diversas ameaças ocasionadas pelo ser humano. Apontada a relevância da polinização para a vida na Terra, este trabalho objetivou colaborar com o conhecimento de alunos de duas escolas de Ensino Fundamental, uma do ensino regular e a outra da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre insetos polinizadores através do uso de recursos didáticos. Para isto, foram aplicados questionários para entender a opinião e conhecimentos dos educandos sobre a temática, houve palestras e construção de modelos didáticos com massa de modelar, para facilitar a compreensão dos estudantes. Os resultados mostraram que antes das intervenções, 65,9% (N=60) dos alunos ainda não haviam estudado sobre polinização, 18,6% (N=17) ao ver estes animais o matavam e 15,3% (N=14) afirmaram temer os insetos. Posteriormente às atividades da pesquisa, foi obtido que os alunos adquiriram conhecimentos adequados sobre o processo da polinização e a sua importância ambiental e econômica, reconhecendo os principais animais polinizadores, demonstrado pelos desenhos e modelos didáticos elaborados pelos estudantes. Podendo-se inferir que as metodologias executadas alcançaram êxito na sensibilização dos alunos sobre a temática estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine Dayane dos Santos Pinto, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Juliana dos Santos Marques, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Marina Teófilo Pignati, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Amapá/Museu Paraense Emílio Goeldi. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT.

Dayse Maria da Cunha Sá, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Mestre em Ciências da Sáude. Docente do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Referências

ACKERMAN, J. D. Abiotic pollen and pollination: ecological, functional, and evolutionary perspectives. Plant Systematics and Evolution, v. 222, n. 1-4, p. 167-185, 2000.

ARAGÃO, J. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista Práxis, v. 3, n. 6, p. 59-62, 2011.

ARMANI, F. Morfofisiologia vegetal. 1 ed. Londrina- PR, Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. 1 ed. New York, Grune and Stratton, 1963.

AVILA-JR, R. S.; OLIVEIRA, R.; PINTO, C. E.; AMORIM, F. W.; SCHLINDWEIN, C. Relações entre esfingídeos (Lepidoptera, Sphingidae) e flores no Brasil: panorama e perspectivas de uso de polinizadores. In: Imperatriz-Fonseca, V. L. et al. (Ed./Org). Relações entre esfingídeos (Lepidoptera, Sphingidae) e flores no Brasil: panorama e perspectivas de uso de polinizadores. 1 ed. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 143-152.

BARBOSA, D. B.; CRUPINSKI, E. F.; SILVEIRA, R. N.; LIMBERGER, D. C. H. As abelhas e seu serviço ecossistêmico de polinização. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 3, n. 4, p. 694-703, dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, mai. 2016.

BRUSCA, R.C.; MOORE, W.; SHUSTER, S. M. Invertebrados. 3a edição, Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 2018.

CARVALHO, A. L.; NASCIMENTO, Y. N.; SÁ, D. M. C. Caixa entomológica como recurso didático para aulas sobre a classe insecta. Diversitas Journal, v. 7, n. 1, p. 0449–0462, jan. 2022.

CGEE, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Importância dos polinizadores na produção de alimentos e na segurança alimentar global. Brasília, 2017.

CONCEIÇÃO, A. R.; OLIVEIRA, R. S. D.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia Didática para Auxiliar a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. 78-98, jun. 2020a.

CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A.; BARGUILl, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-26, abr. 2020b.

CUNHA, D. A. S.; NÓBREGA, M. A. S.; JUNIOR, W. A. F. Insetos Polinizadores em Sistemas Agrícolas. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas Agrárias e da Saúde, v. 18, n.4, p. 185-194, 2014.

FAVATO, A. A. L.; ANDRIEN, I. A Importância da Polinização por Insetos na Manutenção dos Recursos Naturais. Dia a Dia Educação, v. 1, p. 1-18, 2009.

FERRAZ, L. D. J. C. Polinização por beija-flores em Rodriguezia lanceolata Ruiz & Pavon (orchidaceae; oncidiinae) em uma porção da Amazônia Maranhense. 2018. 48 f. Monografia (Graduação em Ciências Naturais-Biologia) - Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, fev. 2018.

FREITAS, B. M.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. A Importância Econômica da Polinização. Mensagem Doce, v. 80, n. 80, p. 44-46, mar. 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1970.

GOMES, G. Insetos, entomologia e ciências forenses: Entomologia Forense novas tendências e tecnologias nas ciências criminais. 1ª ed. Technical Books, Rio de Janeiro, 2010.

GONÇALVES, C.; PASSALA, J.; SANTOS, J. C.; VIEIRA, C. M. G. C.; JÚNIOR, N. Z. Conscientização ambiental no âmbito escolar: a importância da polinização e o declínio dos Agentes polinizadores pelo uso excessivo de inseticidas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 58358-58375, jun. 2021.

GÓZ, P. M. V. Animais Polinizadores: A Transposição Didática em Aplicativos Móveis para Smartphones e suas Contribuições para o Ensino das Ciências Biológicas. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE, Recife, 2020.

IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; CANHOS, D. A. L.; ALVES, D. A.; SARAIVA, A. M. Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais. 1ª ed. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, fev. 2012.

KASSAOKA, S. Papel Ecológico Das Aves No Bioma Cerrado Com Ênfase Na Polinização E Dispersão. 2021. 29 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021.

LEITE, Germano Leão Demolin.; de SÁ, Gibran Mendes. de. A. Taxonomia, Nomenclatura e Identificação de Espécies.Universidade Federal de Minas Gerais- Instituto de Ciências Agrárias, Minas Gerais, maio 2010. Disponível em: https://www.ica.ufmg.br/wp-content/uploads/2017/06/Apostila_Entomologia_Basica.pdf

LIMA, C. Flores E Insetos: A Origem da Entomofilia E O Sucesso Das Angiospermas. 2000, 28 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas)- Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2000.

LIMA, I. E. O. Comercialização de Plantas Medicinais no Município de Arapiraca-AL. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 18, n. 2, p. 462-472, abr. 2016.

MCDADE, L. A.; BAWA, K. S.; HESPENHEIDE, H. A.; HARTSHORN, G. S. La Selva: Ecology and Natural History of a Neotropical Rain Forest. 1ª ed. Chicago, University Chicago Press, 1994.

MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, jan. 2009.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012.

MONTESSORI, M. A Criança. 3.ed. São Paulo, Círculo do Livro, 1990.

MORAES, T. D. S. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. 2016, 144 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação)- Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE- Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 145-153, dez. 2016.

QUEIROZ, É. L. S. Significados e atribuições estabelecidos por licenciandos de Biologia sobre educação CTSA a partir de uma questão sociocientífica sobre déficit de polinização. 2019, 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, fev. 2019.

RECH, A. R. et al. Biologia da Polinização. 1ª. ed. Rio de Janeiro, Editora Projeto Cultural, 2014.

REICHERT, L. M. M.. A importância dos dípteros como visitantes florais: uma revisão de literatura. 2010, 104 f. Monografia (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.

REIS, M. M., & SODRÉ, M. S. Mamíferos Não-Voadores: Um levantamento de interações polinizador-planta no Brasil. 16 Congresso Nacional do Meio Ambiente. Poço de Caldas, v. 11, n.1, 2019.

SANTIAGO, J. O. P. Análise da contribuição das aulas de campo e do uso do desenho científico e da fotografia, como instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem em Biologia. 2019, 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)- Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

SANTOS, R. D. O.; SILVA, P. S.; LIMA, J. L. D. S. Modelo didático como recurso para o ensino de ciências: sua influência como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 2, p. 177-185, 2018.

SANTOS, R. R. Levantamento de visitantes florais do Parque Municipal Dr. Petrônio Chaves no município de Ituiutaba-MG. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)– Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Minas Gerais, 2018

SILVA, F. D.; SILVA L. G. C.; MERTENS, F. A Valoração Econômica da Polinização Agrícola como Forma de Orientar Estratégias de Proteção aos Polinizadores. Revista Panorâmica, v. 2021, p. 159-182, 23 jun. 2021.

SILVA, L. A. da; MASSAROLLI, A.; BUTNARIU, A. R. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 3, p. 496–517, dez. 2017.

SOUSA, R. M.; AGUIAR, O. S.; FREITAS, B. M.; NETO, A. B. S.; PEREIRA, T. F. C. Requerimentos de Polinização do Meloeiro (Cucumis melo l.) No Município de Acaraú – CE - Brasil. Revista Caatinga (Mossoró). Rio Grande do Norte, v. 22, n. 1, p. 238-242, 21, 2009.

TRINDADE, O. S. N.; SILVA JÚNIOR, J. C.; TEIXEIRA, P. M. M. Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensaio, v. 14, n. 3, p. 37-50, set.-dez. 2012.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, set-dez. 2018.

VIEIRA, M. F.; SECO, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, v. 28, jul. 2020.

WOLOWSKI, M.; AGOSTINI, K.; RECH, A. R.; VARASSIN, I. G.; FREITAS, L.; CARNEIRO, L. T.; BUENO, R. O.; CONSOLARO, H.; CARVALHEIRO, L.; SARAIVA, A. M.; SILVA, C. I. Relatório temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil. 1ª ed. São Paulo, Editora Cubo, 2019.

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

DOS SANTOS PINTO, C. D.; MARQUES, J. dos S.; NASCIMENTO, Y. N. do; TEÓFILO PIGNATI, M.; DA CUNHA SÁ, D. M. Explorando recursos didáticos para ensinar sobre a importância dos insetos polinizadores. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16649. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16649. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos