Formação continuada de professores no contexto da Libras e sua influência na inclusão de surdos em territórios educacionais

Autores

  • Sávio Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Bianca Sena Gomes Universidade Federal de Viçosa - Professor Adjunto no Departamento de Letras https://orcid.org/0009-0004-3192-9768

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19534

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Território, Educação bilíngue de surdos

Resumo

A territorialidade discute a marcação de espaço em um determinado lugar, podendo ser estabelecido por um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características sociais e políticas (SOUZA, 1995; CLAVAL, 1996). Nesse sentido, pessoas surdas, sendo minoria linguística no Brasil e possuidoras de uma cultura e identidade próprias, precisam se estabelecer no âmbito educacional de escolas regulares. Muitos desses territórios educacionais não estão preparados para receber tais sujeitos, devido à falta de formação profissional nessa área. É nesse viés que tal pesquisa se estabelece, objetivando-se principalmente em analisar o curso Celib nas Escolas e propor melhorias para a formação dos profissionais no âmbito da surdez em uma cidade no interior de Minas Gerais, visando contribuir para a marcação de território da comunidade surda e, consequentemente, colaborar para efetivar uma verdadeira inclusão escolar para esses sujeitos. Como metodologia de estudo, utilizou-se abordagens históricas e comparativas, com um cunho qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2017), considerando o histórico do sujeito surdo e a legislação que endossa a necessidade de uma educação inclusiva. A ferramenta para análise de dados se baseou em entrevistas semiestruturadas com os profissionais que realizaram o curso Celib nas Escolas e em discussões ocorridas ao longo das aulas. Os resultados indicaram um despreparado das escolas estudadas em receber alunos surdos em seu território escolar, dada a ausência de formação em Libras dos profissionais atuantes naquele espaço. Conclui-se que cursos de formação continuada que contemplem a educação inclusiva são fundamentais para uma territorialização dos surdos nos ambientes escolares.

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Biografia do Autor

Bianca Sena Gomes, Universidade Federal de Viçosa - Professor Adjunto no Departamento de Letras

Professora no âmbito de Libras na Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientada pela professora Ronice Quadros. Líder do Grupo de Estudos Linguísticos de Bilinguismo, Tradução e Translinguagem (GELBITRA). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística de Língua de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, educação de surdos, bilinguismo e aquisição da linguagem.

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Publicado

01-03-2025

Como Citar

OLIVEIRA, S. R. de; GOMES, B. S. Formação continuada de professores no contexto da Libras e sua influência na inclusão de surdos em territórios educacionais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–17, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19534. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19534. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos