Formação continuada de professores no contexto da Libras e sua influência na inclusão de surdos em territórios educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19534Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Território, Educação bilíngue de surdosResumo
A territorialidade discute a marcação de espaço em um determinado lugar, podendo ser estabelecido por um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características sociais e políticas (SOUZA, 1995; CLAVAL, 1996). Nesse sentido, pessoas surdas, sendo minoria linguística no Brasil e possuidoras de uma cultura e identidade próprias, precisam se estabelecer no âmbito educacional de escolas regulares. Muitos desses territórios educacionais não estão preparados para receber tais sujeitos, devido à falta de formação profissional nessa área. É nesse viés que tal pesquisa se estabelece, objetivando-se principalmente em analisar o curso Celib nas Escolas e propor melhorias para a formação dos profissionais no âmbito da surdez em uma cidade no interior de Minas Gerais, visando contribuir para a marcação de território da comunidade surda e, consequentemente, colaborar para efetivar uma verdadeira inclusão escolar para esses sujeitos. Como metodologia de estudo, utilizou-se abordagens históricas e comparativas, com um cunho qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2017), considerando o histórico do sujeito surdo e a legislação que endossa a necessidade de uma educação inclusiva. A ferramenta para análise de dados se baseou em entrevistas semiestruturadas com os profissionais que realizaram o curso Celib nas Escolas e em discussões ocorridas ao longo das aulas. Os resultados indicaram um despreparado das escolas estudadas em receber alunos surdos em seu território escolar, dada a ausência de formação em Libras dos profissionais atuantes naquele espaço. Conclui-se que cursos de formação continuada que contemplem a educação inclusiva são fundamentais para uma territorialização dos surdos nos ambientes escolares.
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