Educação Inclusiva e o ensino de Ciências/Química:

uma revisão bibliográfica sobre as produções inclusivas voltadas à estudantes cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19585

Palavras-chave:

Inclusão educacional para cegos, Educação científica, Estado do conhecimento.

Resumo

O presente artigo examina a inclusão de estudantes cegos no ensino de Ciências da Natureza, com ênfase particular na Química, apresentando alguns dos empasses e avanços na área. A fundamentação teórica baseia-se nas obras de Camargo (2005 e 2020), Nuernberg (2008) e Mól (2019), que abordam a construção social da deficiência e as barreiras que Pessoas com Deficiência enfrentam na sociedade e no sistema educacional. Em termos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica. Quanto aos objetivos, pode ser caracterizada como descritiva, pois exige de quem a executa informações sistematizadas sobre o objeto de estudo. Em relação aos procedimentos, há um levantamento bibliográfico, do tipo Estado do Conhecimento, com artigos resultantes da busca no Portal de Periódicos da Capes. Em relação aos resultados, observa-se um aumento das publicações sobre educação inclusiva após a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015. Os artigos analisados foram classificados em quatro categorias emergentes, a saber: dificuldades no ensino, percepção social da inclusão, elaboração de recursos didáticos acessíveis e formação de docentes para a educação inclusiva. Verificou-se que a Química apresentou maior quantitativo de produções com recursos metodológicos adaptados e estudos voltados à inclusão de estudantes cegos. A Biologia, por sua vez, carece de investigações na área, demandando um maior investimento em pesquisas. Entre as lacunas identificadas, destaca-se a falta de materiais didáticos adaptados para o campo das Ciências em geral, a necessidade de formação continuada para os professores e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento científico. Assim, conclui-se que para alcançar a equidade educacional é essencial investir no desenvolvimento contínuo de materiais pedagógicos acessíveis e na formação de professores capacitados para atender às necessidades específicas de estudantes com algum tipo de deficiência visual.

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

VIEIRA, L.; CATÃO, V. Educação Inclusiva e o ensino de Ciências/Química:: uma revisão bibliográfica sobre as produções inclusivas voltadas à estudantes cegos. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–17, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19585. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19585. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos