O programa institucional de bolsa de iniciação à docência e o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior:
um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19709Palavras-chave:
PIBID, Desenvolvimento profissional, Formadores de professoresResumo
Neste artigo, buscamos analisar, mediante revisão integrativa de literatura, as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) para o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, participantes desses programas. Para isso, realizamos uma busca no Banco de Teses e Dissertações da Capes (BDTD) e no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2009 a 2023. Após leitura flutuante e critérios de seleção, foram localizadas nove pesquisas relacionadas apenas ao PIBID. A interpretação dos dados aponta para o fato da participação no PIBID possibilitar um maior conhecimento e aprendizagem sobre a realidade da escola básica e que a experiência no programa impacta a prática profissional dos docentes. O estudo sinaliza que a proximidade com a escola foi compreendida como uma condição sine qua non para um processo reflexivo e alterações nas práticas dos formadores de professores na universidade e, portanto, para o seu desenvolvimento profissional.
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