O programa institucional de bolsa de iniciação à docência e o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior:

um estudo de revisão

Autores

  • Claudení Marques Santos Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-0707-8906
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19709

Palavras-chave:

PIBID, Desenvolvimento profissional, Formadores de professores

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar, mediante revisão integrativa de literatura, as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) para o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, participantes desses programas. Para isso, realizamos uma busca no Banco de Teses e Dissertações da Capes (BDTD) e no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2009 a 2023. Após leitura flutuante e critérios de seleção, foram localizadas nove pesquisas relacionadas apenas ao PIBID. A interpretação dos dados aponta para o fato da participação no PIBID possibilitar um maior conhecimento e aprendizagem sobre a realidade da escola básica e que a experiência no programa impacta a prática profissional dos docentes. O estudo sinaliza que a proximidade com a escola foi compreendida como uma condição sine qua non para um processo reflexivo e alterações nas práticas dos formadores de professores na universidade e, portanto, para o seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Claudení Marques Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE). Membra do grupo de Pesquisa “Formação de professores, linguagem e cultura em educação em ciências” (GPFC-UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Licenciada em Ciências Biológicas (UFES) cursando um período acadêmico na Universidade de Coimbra (Portugal), Bacharel em Ciências Biológicas (UFRPE). Foi professora substituta, área de métodos e técnicas de ensino/Departamento de Biologia, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Alegre (2020-2021).

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. De 2014 a 2022 foi coordenador adjunto do PPGEnFis-UFES. Membro do “Laboratório de Educação em Ciências” (LABEC-UFES) e do grupo de Pesquisa “Formação de professores, linguagem e cultura em educação em ciências” (GPFC-UFES). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001).

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Publicado

01-03-2025

Como Citar

SANTOS, C. M.; COELHO, G. R. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência e o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior:: um estudo de revisão. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19709. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19709. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos