DISCURSO UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM E OS SENTIDOS

Autores

  • Anita Maria Ferreira da Silva
  • Elaine Kendall Santana Silva
  • Luciana Cristina Mazur

Palavras-chave:

interdiscurso, discurso acadêmico, formação discursiva

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os conceitos de formação discursiva e interdiscurso no funcionamento do discurso universitário, tomando como corpus seis textos que compõem a prova de redação do vestibular/ 2005 da Universidade Federal de Viçosa. Esta analise foi feita à luz da teoria da Análise do Discurso que tem como principal embasamento os estudos de Foucault e Pêcheux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. CHARAUDEAU Patrick. e MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004, 500 p.
2. DUCROT, O. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987, 222 p.
3. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996, 79 p.
4. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002, 100 p.
5. PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes, 1990, 68 p.
6. SERRANI, Silvana. A linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993, 153 p.

Downloads

Publicado

11-03-2020

Como Citar

ANITA MARIA FERREIRA DA SILVA; ELAINE KENDALL SANTANA SILVA; LUCIANA CRISTINA MAZUR. DISCURSO UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM E OS SENTIDOS . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25–34, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9721. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos