EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA COLETA SELETIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Autores

  • Davi Santiago Aquino

Palavras-chave:

Educação ambiental, Meio ambiente e Coleta seletiva

Resumo

A prática de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos é de essencial importância na atual sociedade consumista, pois possibilita redução de gastos de recursos naturais e de energia, além de diminuir a proliferação de doenças perniciosas à saúde pública. Nesse contexto, a principal ferramenta da coleta seletiva é a conscientização por meio da educação ambiental. Mesmo num ambiente universitário, os desafios e as dificuldades para o sucesso do correto gerenciamento dos resíduos são enormes e intrinsecamente correlatos à participação comunitária integrada. O presente artigo objetiva estimular a conscientização para efetivas ações de coleta seletiva praticadas na Universidade Federal de Viçosa. Trata-se de coleta: simples, realista e técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. PEREIRA NETO, J.T. Gerenciamento do Lixo Urbano: aspectos técnicos e operacionais. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2007. 129p.
2. MAGALHÃES, M.A. Tempo de degradação de materiais descartados no meio ambiente. Viçosa, MG. Disponível em http://www.redeambiente.org.br/ Opiniao.asp?artigo=147 >Acesso em: 07 ago. 2008.
3. AQUINO, D. S. & PUSCHMANN, R. Mobilização e Participação Comunitária para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Gerados no Campus da UFV / Revitalização do Projeto ReciclarASBEN – Projeto de Extensão. Viçosa, MG. UFV, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

11-03-2020

Como Citar

DAVI SANTIAGO AQUINO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA COLETA SELETIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 131–140, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9727. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência