ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Denis Rafael de Oliveira Pereira
  • Oderli Aguiar

Palavras-chave:

Educação, Física Moderna, Experimentação

Resumo

O ensino fundamental e médio no Brasil, como se sabe, é de baixa qualidade em muitas regiões. Muitos fatores concorrem para esse resultado. O desinteresse dos alunos em relação às aulas e as dificuldades que muitos professores enfrentam no exercício da docência são fatores determinantes desse quadro. Este artigo discute o ensino da física no nível médio, ressaltando a necessidade de abordagens experimentais e o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, nesse nível de ensino. Uma proposta de atividade prática, em anexo, que envolve o efeito fotoelétrico, já experimentada no nível médio de ensino, enfatiza uma estratégia pedagógica, de experimentação como forma de inovar a prática docente e envolver efetivamente os alunos no processo ensinoaprendizagem melhorando efetivamente a qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. BRASIL. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação: lei n. 9.394/96. Apresentação Esther Grossi. 3a. ed. Brasília: DP&A, 2000.
2. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria do Ensino Médio, 2002. 364p.
3. TERRAZAN, Eduardo A. A Inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino de Física na Escola de 2° Grau. Caderno Catarinense do Ensino de Física, Florianópolis, v.9, n.3: p.209-214, dez.1992.
4. VALADARES, Eduardo de C.; MOREIRA, Alysson M. Ensinando física moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, ed. especial: p. 359-371, nov.2004.
5. VENTURA, D. R.; FARIA, J. A. Noções de Física Moderna. Editora UFV, CD-45, 2002.
6. ARRUDA S. M. e FILHO, D. O. T. Laboratório Caseiro de Física Moderna. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, edição especial: p. 390-394, nov.2004.
7. CAVALCANTE M. A. e TAVOLARO C. R. C. Uma oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, edição especial: p. 372-389, nov.2004.
8. JUNIOR, João B. de A., A Evolução do Ensino de Física no Brasil. Revista de Ensino de Física, v.2, n° 1: p. 55-73, São Paulo, fev.1980.
9. TERRAZAN, Eduardo A.; HERNANDES, C. L.; CLEMENT, L. Uma Atividade Experimental Investigativa de Roteiro Aberto Partindo de Situações do Cotidiano. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSCA – EPEF, VIII, 2002, Águas de Lindóia, São Paulo: SBF, junho 2002.
10. http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num2/v4n2a12.pdf#search=%22Nelson%20Studart%20%22fisica%20moderna%20experimental%22%22
11. GASPAR, A. Física. Volume único, 1° edição, 2° impressão. Editora Ática, 2003.
12. MENESES, L.C., Uma Física para o Novo Ensino Médio. Física na Escola. v. 1, n.1, p.7, out. 2000.
13. OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "física moderna e contemporânea no ensino médio". Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, mar. 2001.
14. GASPAR, A. Experiência no ensino da física, 4° edição. Editora Ática, 1996, 232p.
15. PIETROCOLA, M. Ensino de Física. Florianópolis, UFSC, 2001.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

DENIS RAFAEL DE OLIVEIRA PEREIRA; ODERLI AGUIAR. ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E EXPERIMENTAÇÃO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 65–81, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9743. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos