ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Denis Rafael de Oliveira Pereira
  • Oderli Aguiar

Palavras-chave:

Educação, Física Moderna, Experimentação

Resumo

O ensino fundamental e médio no Brasil, como se sabe, é de baixa qualidade em muitas regiões. Muitos fatores concorrem para esse resultado. O desinteresse dos alunos em relação às aulas e as dificuldades que muitos professores enfrentam no exercício da docência são fatores determinantes desse quadro. Este artigo discute o ensino da física no nível médio, ressaltando a necessidade de abordagens experimentais e o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, nesse nível de ensino. Uma proposta de atividade prática, em anexo, que envolve o efeito fotoelétrico, já experimentada no nível médio de ensino, enfatiza uma estratégia pedagógica, de experimentação como forma de inovar a prática docente e envolver efetivamente os alunos no processo ensinoaprendizagem melhorando efetivamente a qualidade do ensino.

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Referências

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

DENIS RAFAEL DE OLIVEIRA PEREIRA; ODERLI AGUIAR. ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E EXPERIMENTAÇÃO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 65–81, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9743. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos