Retalhos, Linhas e Agulhas: Compreendendo o Tecido Organizacional e os Desafios de uma Cooperativa de Costureiras

Autores

  • Ariádne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia
  • Leidimar Cândida dos Santos UFBA
  • Luciana Carvalho de Mesquita Ferreira Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4739

Palavras-chave:

Cooperativa, Incubação de Cooperativas, Gestão de Cooperativas

Resumo

Fruto da ocupação desordenada, uma comunidade no subúrbio de Salvador/BA compartilha diversos problemas sociais e econômicos comuns a estes territórios. Um grupo de costureiras e sua formalização em uma cooperativa é uma dentre tantas iniciativas de busca por melhoria das condições de vida das populações de baixa renda. No entanto, o processo de constituição da cooperativa, de profissionalização dos membros e de capacitação para gestão, ao longo da intervenção de uma ONG, não se deram sem desafios e erros. Este caso para ensino apresenta a história do grupo de costureiras e da cooperativa, algumas especificidades da sua gestão e uma série de eventos que se tornaram críticos ao longo do processo. As possibilidades de análise deste caso são múltiplas, contemplando assuntos como liderança, marketing e aprendizagem organizacional. No entanto, propomos sua análise sobre o processo de intervenção externas em territórios empobrecidos no âmbito da gestão social e da economia solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Administração pela UFPE. Graduação em Adminstração de Cooperativas pela UFV. Atualmente é professora da Escola de Administração da UFBA. Pesquisa e atua nas áreas Organizações e Gestão Social, Economia e Finanças Solidária, Moedas Sociais e Território.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Rigo, A. S., Santos, L. C. dos, & Ferreira, L. C. de M. (2015). Retalhos, Linhas e Agulhas: Compreendendo o Tecido Organizacional e os Desafios de uma Cooperativa de Costureiras. Administração Pública E Gestão Social, 7(4), 218–230. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4739

Edição

Seção

Casos para ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)