Retalhos, Linhas e Agulhas: Compreendendo o Tecido Organizacional e os Desafios de uma Cooperativa de Costureiras

Authors

  • Ariádne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia
  • Leidimar Cândida dos Santos UFBA
  • Luciana Carvalho de Mesquita Ferreira Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4739

Keywords:

Cooperativa, Incubação de Cooperativas, Gestão de Cooperativas

Abstract

Fruto da ocupação desordenada, uma comunidade no subúrbio de Salvador/BA compartilha diversos problemas sociais e econômicos comuns a estes territórios. Um grupo de costureiras e sua formalização em uma cooperativa é uma dentre tantas iniciativas de busca por melhoria das condições de vida das populações de baixa renda. No entanto, o processo de constituição da cooperativa, de profissionalização dos membros e de capacitação para gestão, ao longo da intervenção de uma ONG, não se deram sem desafios e erros. Este caso para ensino apresenta a história do grupo de costureiras e da cooperativa, algumas especificidades da sua gestão e uma série de eventos que se tornaram críticos ao longo do processo. As possibilidades de análise deste caso são múltiplas, contemplando assuntos como liderança, marketing e aprendizagem organizacional. No entanto, propomos sua análise sobre o processo de intervenção externas em territórios empobrecidos no âmbito da gestão social e da economia solidária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Administração pela UFPE. Graduação em Adminstração de Cooperativas pela UFV. Atualmente é professora da Escola de Administração da UFBA. Pesquisa e atua nas áreas Organizações e Gestão Social, Economia e Finanças Solidária, Moedas Sociais e Território.

Published

2015-11-06

How to Cite

Rigo, A. S., Santos, L. C. dos, & Ferreira, L. C. de M. (2015). Retalhos, Linhas e Agulhas: Compreendendo o Tecido Organizacional e os Desafios de uma Cooperativa de Costureiras. Administração Pública E Gestão Social, 7(4), 218–230. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4739

Issue

Section

Teaching Case

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.