Produções narrativas na formação por alternância: um estudo de caso com estudante da licenciatura em educação do campo

Autores

  • Marcelo Loures Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Daniela Queiroz do Prado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS https://orcid.org/0000-0002-0202-225X

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.13402

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Inicial de Professores, Metodologia das Produções Narrativas, Formação por Alternância, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

As licenciaturas em Educação do Campo têm como objetivo formar professores e gestores para atuarem por áreas de conhecimento em escolas situadas no campo. Orientadas pelos princípios da Formação por alternância, esse modelo educacional pressupõe planejamento, estudos e levantamento de informações na comunidade e sua socialização entre educandos e professores. Buscamos discutir as similaridades teórico-metodológicas entre a Formação por alternância, a Metodologia das Produções Narrativas e sua aplicação em estudo de caso com uma estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas entrevistas narrativas sobre os territórios educativos em sua comunidade, refletindo a trajetória pessoal, história local e contexto nacional. A Metodologia das Produções Narrativas contribui para recuperar diferentes sentidos da experiência educativa, compreender as vicissitudes da educação do campo e atualizar experiências enquanto sujeito do campo.

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Biografia do Autor

Marcelo Loures Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Psicologia pela PUC-CAMPINAS (2009), mestre em Psicologia Social pela USP-SP (1999), psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão em educação e junto aos movimentos sociais

Daniela Queiroz do Prado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestrado em Educação e bolsista de Pesquisa pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

SANTOS, M. L.; QUEIROZ DO PRADO, D. Produções narrativas na formação por alternância: um estudo de caso com estudante da licenciatura em educação do campo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021007, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.13402. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/13402. Acesso em: 19 dez. 2024.

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