Educação e Democracia: uma pesquisa com professores da Universidade Federal de Viçosa

  • Marcelo Loures Santos UFV
  • Willer Araujo Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Edgar Pereira Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Cláudio Ferreira Alves Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: democracia, educação, práticas docentes

Resumo

Este artigo pretende analisar uma pesquisa realizada a partir da Plataforma Global Doing Democracy, uma investigação em colaboração internacional travando um debate em torno das concepções da democracia representativa e participativa na educação. A pesquisa teve por objetivo contrastar estas noções de democracia a partir do ponto de vista dos 129 professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que responderam ao questionário. Apesar da maioria dos professores apresentarem uma visão liberal de democracia na educação, um número pequeno de respostas permitiu vislumbrar, ainda que de forma tênue, um embate em relação aos modelos tradicionalistas, intentando instaurar, tal como é denominado por este grupo de investigação, um modelo de democracia ampliada ou participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Loures Santos, UFV
Professor Adjunto do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Psicologia pela PUC-CAMPINAS (2009), mestre em Psicologia Social pela USP-SP (1999), psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão em educação e junto aos movimentos sociais
Willer Araujo Barbosa, Universidade Federal de Viçosa
Possuo Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Educação, na linha de investigação Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Desde 1993 sou professor da Universidade Federal de Viçosa. Com experiência na área de educação para a sustentabilidade e para a geração dos saberes agroecológicos junto aos movimentos sociais, atuando principalmente a partir dos seguintes temas: educação popular, práticas educativas, formação de educador@s, educação do campo, educação ambiental, arteducação e educação intercultural. Neste ano de 2012 cumpro Pós-Doutorado junto ao Laboratório de História Oral e Imagens da Universidade Federal Fluminense, onde atuo como Professor Visitante.
Edgar Pereira Coelho, Universidade Federal de Viçosa
Doutorado em Educação/Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP - (2005). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Cursou teologia no ITASA (Seminário Arquidiocesano Santo Antonio), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialização (Diplomado) Universidade Alberto Hurtado no Chile (2000). Pós-Graduação em educação pela PUC/Rio, currículo e prática educativa. Atualmente é professor adjunto II da UFV no Departamento de Educação. Participa do grupo TEIA. Membro fundador da Cátedra do oprimido do Instituto Paulo Freire, pesquisador voluntário do Instituto Paulo Freire. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia do direito, Antropologia Cultural e da religião, atuando principalmente nas seguintes temáticas: planetariedade, cidadania, educação, meio ambiente, ecopedagogia e formação de professores a partir dos referênciais freirianos, EJA e Educação do Campo. Coordenador do Núcleo de Jovens e Adultos (NEAd). Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação UFV. Avaliador questões ENEM/UFV. Membro efetivo do Conselho Superior da UFV (CONSU).
Luiz Cláudio Ferreira Alves, Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Psicologia pela FCH-Universidade FUMEC (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, pela ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2006). Em Psicologia se destaca com atuação profissional nas seguintes áreas:formação profissional, psicologia escolar, políticas públicas, nomadismo e produção de subjetividades. Suas principais atividades profissionais são: docência e coordenação no ensino universitário; psicólogo escolar na rede pública e particular de ensino; assessoria em políticas públicas e cidade.
Publicado
2013-02-07
Como Citar
Santos, M. L., Barbosa, W. A., Coelho, E. P., & Alves, L. C. F. (2013). Educação e Democracia: uma pesquisa com professores da Universidade Federal de Viçosa. Educação Em Perspectiva, 3(2). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.256
Seção
Artigos