REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BANCO MUNDIAL, CONHECIMENTO E CONSENSOS ATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.105Palavras-chave:
Intelectual coletivo. Educação Superior. Conhecimento. Consenso ativo.Resumo
O presente trabalho busca analisar a função intelectual do Banco Mundial como produtor e fomentador de conhecimentos diante das mudanças sociais econômicas e políticas e culturais do final do século XX e início do XXI. As análises estão fundamentadas em fontes de documentos oficiais, nacionais e internacioanais e em bibliografias especializadas. Enfocamos os discursos da agência BM sobre o conhecimento, suas concepções e finalidades diante do quadro de reformas educacionais buscando analisar quais os conhecimentos orientados nesse campo. Nessa direção procuramos mostrar que o Banco Mundial articula-se como intelectual coletivo, agência de pensamento dos países centrais, produzindo e fortalecendo ações que coadunem com os interesses corporativos dos estados nações no campo educacional.
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