DESAFIOS DA PROFISSÃO E PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA

  • Gildo Volpato UNESC
  • Édina Regina Baumer UNESC
  • Jéferson Luiz de Azeredo Unesc
  • Lucas Dominguini IFSC - Criciúma
Palavras-chave: Formação de professores, profissão docente, ensino

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender os motivos pela escolha da licenciatura, o processo de formação e suas percepções sobre a função do professor na sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida de forma coletiva. Foram realizadas entrevistas do tipo semi-estruturada com 05 alunos do Curso de Artes Visuais e 05 alunos do Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, SC. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar. Mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão é o que caracteriza a profissão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar. Para além dos conteúdos específicos, a formação está alicerçada em princípios e compromissos dos futuros professores com a busca da autonomia e emancipação dos sujeitos, e de sonhos de transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildo Volpato, UNESC

Doutor em Educação pela UNISINOS.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação - da UNESC.

Édina Regina Baumer, UNESC

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc. Coordenadora adjunta do Curso de Artes Visuais, professora dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia da Unesc.

Jéferson Luiz de Azeredo, Unesc

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, graduado em Filosofia. Professor na Unesc de Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica e Estética e professor na Unibave de Filosofia e Sociologia. Participante do grupo de pesquisa Littera - Unesc.

Lucas Dominguini, IFSC - Criciúma

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc  e Licenciado em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina , Unisul. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Campus Criciúma.

Publicado
2012-05-09
Como Citar
Volpato, G., Baumer, Édina R., Azeredo, J. L. de, & Dominguini, L. (2012). DESAFIOS DA PROFISSÃO E PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA. Educação Em Perspectiva, 2(2). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.142
Seção
Artigos