DESAFIOS DA PROFISSÃO E PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.142Keywords:
Formação de professores, profissão docente, ensinoAbstract
O objetivo do estudo foi compreender os motivos pela escolha da licenciatura, o processo de formação e suas percepções sobre a função do professor na sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida de forma coletiva. Foram realizadas entrevistas do tipo semi-estruturada com 05 alunos do Curso de Artes Visuais e 05 alunos do Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, SC. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar. Mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão é o que caracteriza a profissão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar. Para além dos conteúdos específicos, a formação está alicerçada em princípios e compromissos dos futuros professores com a busca da autonomia e emancipação dos sujeitos, e de sonhos de transformação da sociedade.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.