DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Vânia A. Costa FaE/UEMG
  • Gilvanice B. da Silva Musial FaE/UEMG
  • Nágela A. Brandão FaE/UEMG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.650

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escolas do Campo, Cultura

Resumo

Este texto objetiva discutir alguns desafios que se apresentam no processo de construção das Escolas do Campo. Partimos do pressuposto de que há uma educação do campo em construção nos mais diversos espaços e territórios deste país. Tendo como referência o conceito de cultura e a experiência e o engajamento político das autoras, procuramos mostrar que a Escola do Campo, contexto local, não a isola no tempo e espaço de outros contextos e da construção histórica da escola. O cotidiano escolar é vivo, dinâmico, contraditório e não a reprodução ou de uma cultura escolar ou de uma pedagogia própria de um movimento ou de uma política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia A. Costa, FaE/UEMG

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) com estágio (sanduíche) no Departamento de Investigaciones Educativas do CINVESTAV, México (FAPEMIG/2008). Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), vinculada ao Programa de pós-graduação em Educação da FaE/Uemg, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FaE/Uemg). Atualmente é Pró-reitora de Extensão da Uemg. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e educação do campo, leitura, educação do campo, educação de jovens e adultos.

Gilvanice B. da Silva Musial, FaE/UEMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado - Sanduíche - na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. É professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural/do campo, educação de jovens e adultos, educação e movimentos sociais.

Nágela A. Brandão, FaE/UEMG

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora da disciplina Organização social e técnica do trabalho capitalista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas, pesquisadora/extensionista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA) da FAE/UEMG. Tem experiência na área de Sociologia, Sociologia do Trabalho, Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação do campo.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

COSTA, V. A.; MUSIAL, G. B. da S.; BRANDÃO, N. A. DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.650. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6797. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê