A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENFRENTAMENTO DAS TENDÊNCIAS DAS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.665

Palavras-chave:

, Educação do Campo – Políticas Públicas – Escola do Campo

Resumo

O Fórum Nacional  de Educação do Campo - FONEC  se constitui em espaço central articulação dos diferentes sujeitos coletivos que lutam por esta causa. A  partir das reflexões desenvolvidas durante a realização do III Seminário do FONEC, ocorrida em Brasília, em agosto de 2015, o  artigo apresenta uma síntese dos principais debates lá realizados, organizados a partir de cinco pontos:  explicitação do que se compreende por Educação do Campo como categoria de análise da realidade;  articulação das lutas por políticas públicas especificas, com as lutas nacionais em defesa da Educação Pública; necessidade de intensificação das lutas contra o fechamento de Escolas do Campo e pela abertura de novas unidades escolares;  ampliação do enfrentamento à invasão ideológica do agronegócio nas escolas do campo; defesa das políticas públicas já conquistadas e criação de novas políticas necessárias aos enfrentamentos dos desafios atuais da Educação do Campo

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

MOLINA, M. C. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENFRENTAMENTO DAS TENDÊNCIAS DAS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.665. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6809. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê

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