Entre o estado e o mercado: uma análise de políticas públicas de educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.944Palavras-chave:
Educação. Políticas públicas. Mercado.Resumo
O presente artigo procura explicitar o quadro de múltiplas relações entre as Políticas Públicas de Educação brasileiras e os interesses do grande Capital, tendo o mercado como seu artífice. Para tanto, são analisados documentos de organismos internacionais como Banco Mundial, a legislação brasileira pertinente à Educação, dialogando também com referenciais da Educação brasileira que procuram discutir tais imbricações entre Estado e Mercado. Assim, são organizadas duas subdivisões com a intencionalidade de discorrer, primeiramente, sobre as influências neoliberais na Educação durante os governos de FHC, Lula e Dilma; e, em segundo momento, sobre a explicitação dos interesses do mercado no governo Temer. Por fim, argumenta-se contra a relação íntima entre Estado e Mercado, pensando os desdobramentos de tal ligação para as práticas docentes.
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