Entre o estado e o mercado: uma análise de políticas públicas de educação no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.944

Palabras clave:

Educação. Políticas públicas. Mercado.

Resumen

O presente artigo procura explicitar o quadro de múltiplas relações entre as Políticas Públicas de Educação brasileiras e os interesses do grande Capital, tendo o mercado como seu artífice. Para tanto, são analisados documentos de organismos internacionais como Banco Mundial, a legislação brasileira pertinente à Educação, dialogando também com referenciais da Educação brasileira que procuram discutir tais imbricações entre Estado e Mercado. Assim, são organizadas duas subdivisões com a intencionalidade de discorrer, primeiramente, sobre as influências neoliberais na Educação durante os governos de FHC, Lula e Dilma; e, em segundo momento, sobre a explicitação dos interesses do mercado no governo Temer. Por fim, argumenta-se contra a relação íntima entre Estado e Mercado, pensando os desdobramentos de tal ligação para as práticas docentes.

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Biografía del autor/a

Alana das Neves Pedruzzi, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental pelo Program de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Tamires Lopes Podewils, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental pelo Program de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Fernando Nunes Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Filosofia pela PUCRS, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Princeton com bolsa FULBRIGHT/CAPES, Mestre e Bacharel em Filosofia (UFPEL).

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Publicado

2018-06-03

Cómo citar

PEDRUZZI, A. das N.; PODEWILS, T. L.; OLIVEIRA, F. N. Entre o estado e o mercado: uma análise de políticas públicas de educação no Brasil. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 174–191, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.944. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7021. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos