Desenvolvimento profissional docente

percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Docência, Professor

Resumo

Este artigo visa contribuir para os estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e sua relação com os elementos/fatores que o envolvem e influenciam e os contextos onde este ocorre. Objetiva refletir sobre o desenvolvimento profissional docente dos professores da Educação Básica, refletindo, principalmente, sobre seus percursos, perspectivas e (des)continuidades. Sabemos que o percurso profissional docente não é fixo, tem muitas variáveis que influenciam seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa que deu origem a essas reflexões está em andamento e nos ajudará a responder muitos questionamentos sobre a formação, a profissionalidade, a identidade profissional, as vivências dos professores e a influência de tudo isso no seu desenvolvimento profissional. Assim, o processo de desenvolvimento profissional docente, seus conceitos, modelos e características serão discutidos neste estudo.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-doutora pela UFBA. Doutora em Educação pela UFSCar. Líder dos Grupos de Pesquisa/CNPq: Docência, Currículo e Formação (DOCFORM) e Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP).

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020009, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 4 nov. 2024.