A construção de uma disciplina da Pós-Graduação em Educação de forma integrada à movimentos sociais populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9463

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Educação popular, Movimentos sociais

Resumo

Este estudo analisa princípios e metodologias de uma disciplina em Educação Popular ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba em 2019. Foi construído com abordagem qualitativa e ênfase descritiva, por meio de relato de experiência. Para tanto, foram analisados: plano de curso; registros escritos dos pesquisadores; e memoriais das aulas. Foram sistematizadas as atividades de ensino e de aprendizagem nas aulas e a contribuição de convidados atuantes na pesquisa e na ação junto a movimentos sociais populares. Evidencia-se como se adotou um procedimento dialógico para a construção de formas de ressignificação e resistência frente questões impostas pela sociedade capitalista. Essa experiencia criou espaços de compartilhamento de vivências e de metodologias educativas em contextos de trabalho social, valorizando a identidade cultural das pessoas, fomentando conhecimentos e habilidades para a construção de um projeto civilizatório emancipador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Douglas de Abreu Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu, licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras. Atuou como professor temporário na Secretaria de Educação do Estado do Ceará.   

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB). 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? São Paulo: Brasiliense, 2006.

CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas, RJ, v. 1, n. 2, p. 94-103, jan/jul 2012.

DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo. Educação popular e a construção compartilhada do conhecimento: caminhos e desafios em uma reflexão versejada. João Pessoa. No prelo 2020.

FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade: extensão universitária e movimentos sociais. In: MARCON, T; FIOREZE, C. (Org.). O popular e a educação: movimentos socais, políticas públicas e desenvolvimento. Ijuí: Unijuí, 2009.

FLEURY, Sonia. Capitalismo, democracia, cidadania - contradições e insurgências. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 42, n. spe3, p. 108-124, Nov. 2018.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 16, n. 47, p.333-514, maio/ago. 2011.

GOERGEN, Pedro. A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educ. Soc., Campinas , v. 34, n. 124, p. 723-742, Sept. 2013

HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Aportes de los procesos de Educación Popular a los procesos de cambios. In: GUELMAN, Anahí; CABALUZ, Fabián; SALAZAR, Mónica. (org). Educación popular y pedagogías críticas en América Latina y el Caribe: corrientes emancipatorias para la educación pública del Siglo XXI, Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018. p. 221-25.

JIMENEZ, Susana; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; RABELO, Jackline. Universalização da educação básica e reprodução do capital: ensaio crítico sobre as diretrizes da política de Educação para Todos. Cadernos de Educação. UFPel. Pelotas- RS. 2007.

MARQUES, Ana Paula Pereira. Reestruturação produtiva e recomposições do trabalho e emprego: um périplo pelas "novas" formas de desigualdade social. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 18, n. 6, p. 1545-1554, June 2013.

PEDROSA, José Ivo dos Santos. Diálogos interculturais: práxis necessária à Educação Popular em Saúde. João Pessoa. No prelo 2020.

STRECK, Danilo R. et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Araújo, J. D. de A., & Cruz, P. J. S. C. (2020). A construção de uma disciplina da Pós-Graduação em Educação de forma integrada à movimentos sociais populares. Educação Em Perspectiva, 11(.), e020041. https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i.9463

Edição

Seção

Relatos de experiência