História de uma obra e de um manuscrito

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1067

Keywords:

Pedagogia. Oprimido. Edição. Manuscrito.

Abstract

Este artigo reconstitui a gênese da formulação e redação de Pedagogia do oprimido por Paulo Freire, sua obra mais importante. Em seguida, reconstitui historicamente a trajetória das edições, com destaque para as primeiras, mormente para a realizada no Brasil, por causa de sua proibição imposta pela ditadura militar que se instalara no país em abril de 1964 e que banira Paulo Freire, bem como seu pensamento como “subversivo” da ordem autocrática imposta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove).

Natatcha Priscilla Romão, Universidade Nove de Julho de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Nove de Julho de São Paulo.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Published

2018-12-30

How to Cite

ROMÃO, J. E.; ROMÃO, N. P. História de uma obra e de um manuscrito. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 490–497, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1067. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7123. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê

Most read articles by the same author(s)