Pedagogia do oprimido (1968-2018): da revolução ao reencontro da esperança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1114

Palabras clave:

Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. Pedagogia da Esperança.

Resumen

Este artigo incide sobre os 50 anos do livro “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire, concluído fora do Brasil em 1968 e publicado em 1970. Considera o livro como núcleo articulador de uma obra complexa, polifônica e em construção/reconstrução permanente. Deste prisma, como declarado por Freire, faz parte de uma trilogia que começa com a sua tese acadêmica de 1959 (Educação e atualidade brasileira), continua em “Educação como prática da Liberdade” (1965) até desaguar no livro em tela. E pode se dizer que continua em outras obras posteriores, a exemplo de “Ação cultural para a liberdade e outros escritos” (1970). Considera-se, também, o fato de que seu autor pretendeu reescrevê-la e o fez, em parte, nos livros “Pedagogia da esperança - um reencontro com a Pedagogia do oprimido” (1992) e “Política e educação” (1993). Nesta reescrita, quase 25 anos depois, Freire refez conceitos, apostou em outro paradigma, descartou personagens e ênfases do livro de 1968, demonstrando o permanente movimento de reconstrução epistemológica marcado pelas circunstâncias históricas das suas práticas político-pedagógicas no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos, na Europa, na África.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Afonso Celso Scocuglia, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Université de Lyon (França, 2009). Pós-doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

FREINET, Célestin. Uma escola para o povo. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 1959.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1965.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Petrópolis, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 1999.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy de et al. Freire versus Illich. Instituto de Ação Cultural (IDAC). Document, 8 dezembro de 1974. P. 31-32.

PETERS, Michael. Paulo Freire e o pós-modernismo. In: GHIRALDELLI, Paulo (Org.). Estilos em filosofia da educação. São Paulo: DP&A, 2000. P. 99-108.

PINTO, Álvaro Vieira. Consciência e realidade nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1960.

ROSSI, Wagner. Pedagogia do trabalho: raízes da educação socialista. São Paulo: Moraes, 1981.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2003.

SCOCUGLIA, Afonso Celso Caldeira. Origens e prospectiva do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Educação e Pesquisa. São Paulo: EdUSP, v. 2, n. 25, p. 25-37, 1999.

SCOCUGLIA, Afonso Celso Caldeira. Paulo Freire e a conscientização na transição pós-moderna. Revista Educação, Sociedade & Culturas. Porto: Portugal, n. 23, p. 21-42, 2005.

SCOCUGLIA, Afonso Celso Caldeira. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 6. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

SCOCUGLIA, Afonso Celso Caldeira. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Revista Filosofia e Educação, v. 10, n. 1, p. 200, 232, jan./abr. 2018.

DELORS, Jacques (Org.). Educação um tesouro a descobrir: Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: UNESCO, 1996.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

SCOCUGLIA, A. C. Pedagogia do oprimido (1968-2018): da revolução ao reencontro da esperança. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 576–591, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1114. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7161. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê