Promoção da saúde, qualidade de vida e envelhecimento - A experiência do projeto "Em Comum-Idade: uma proposta de ações integradas para a promoção da saúde de idosos das comunidades de Viçosa-MG"
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.52Resumo
Com o aumento da população idosa, torna-se necessário o desenvolvimento de ações que gerem autonomia e empoderamento como forma de possibilitar a promoção da saúde e da qualidade de vida, estimulando o envelhecimento saudável. O presente trabalho buscou descrever as ações realizadas no projeto de extensão interface com pesquisa “Em Comum-Idade: uma proposta de ações integradas para a promoção da saúde de idosos das comunidades da cidade de Viçosa-MG” e discuti-las como instrumentos de promoção da saúde e da qualidade de vida entre idosos de comunidades da cidade de Viçosa, MG. O projeto desenvolveu-se durante o período de março de 2012 a agosto de 2014 nas comunidades de Nova Viçosa e São José do Triunfo, por meio de oficinas de atividade física e de lazer, oficinas de educação alimentar e nutricional e rodas de conversa. As atividades foram executadas semanalmente por estudantes dos cursos de Educação Física e de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa. Na roda de conversa sobre as mudanças ocorridas com as ações do projeto, foram obtidos relatos dos idosos indicando melhoria no desempenho durante a realização de atividades da vida diária, aumento do vínculo afetivo e visão do projeto como meio de socialização. As rodas de conversa propiciaram um espaço de discussão e de troca de conhecimento importante para a promoção da alimentação saudável. Em geral, os resultados indicaram que o projeto possibilitou autonomia e empoderamento, evidenciando a contribuição das ações para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.