Promoção da saúde, qualidade de vida e envelhecimento - A experiência do projeto "Em Comum-Idade: uma proposta de ações integradas para a promoção da saúde de idosos das comunidades de Viçosa-MG"

Autores

  • Luciene Fátima Fernandes Almeida
  • Ivani Soleira Gomes
  • Sara Maria Lopes Salgado
  • Edilaine Lopes de Freitas
  • Roberto Wakim da Silva Almeida
  • Wederson Candido Oliveira
  • Andréia Queiroz Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.52

Resumo

Com o aumento da população idosa, torna-se necessário o desenvolvimento de ações que gerem autonomia e empoderamento como forma de possibilitar a promoção da saúde e da qualidade de vida, estimulando o envelhecimento saudável. O presente trabalho buscou descrever as ações realizadas no projeto de extensão interface com pesquisa “Em Comum-Idade: uma proposta de ações integradas para a promoção da saúde de idosos das comunidades da cidade de Viçosa-MG” e discuti-las como instrumentos de promoção da saúde e da qualidade de vida entre idosos de comunidades da cidade de Viçosa, MG. O projeto desenvolveu-se durante o período de março de 2012 a agosto de 2014 nas comunidades de Nova Viçosa e São José do Triunfo, por meio de oficinas de atividade física e de lazer, oficinas de educação alimentar e nutricional e rodas de conversa. As atividades foram executadas semanalmente por estudantes dos cursos de Educação Física e de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa. Na roda de conversa sobre as mudanças ocorridas com as ações do projeto, foram obtidos relatos dos idosos indicando melhoria no desempenho durante a realização de atividades da vida diária, aumento do vínculo afetivo e visão do projeto como meio de socialização. As rodas de conversa propiciaram um espaço de discussão e de troca de conhecimento importante para a promoção da alimentação saudável. Em geral, os resultados indicaram que o projeto possibilitou autonomia e empoderamento, evidenciando a contribuição das ações para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-10-2015

Como Citar

Almeida, L. F. F., Gomes, I. S., Salgado, S. M. L., de Freitas, E. L., Almeida, R. W. da S., Oliveira, W. C., & Ribeiro, A. Q. (2015). Promoção da saúde, qualidade de vida e envelhecimento - A experiência do projeto "Em Comum-Idade: uma proposta de ações integradas para a promoção da saúde de idosos das comunidades de Viçosa-MG". Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 3(2). https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.52

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)