Envelhecimento e cuidado: uma experiência no contexto da nutrição
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13421Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Promoção da saúde, Idoso, AutocuidadoResumo
O aumento da população idosa no Brasil requer a implementação de políticas que promovam um envelhecimento ativo e saudável. Nesse contexto, destacam-se as ações focadas na alimentação saudável, por meio da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como práticas de prevenção e promotoras do autocuidado. O objetivo desse estudo foi relatar a contribuição da Nutrição, por meio da EAN, na promoção do autocuidado para o envelhecimento saudável. O trabalho foi realizado no período de março a dezembro de 2019, com oficinas semanais de EAN, que faziam parte de um programa de atendimento nutricional. Participaram do projeto 13 idosos, com idade média de 69 anos, maioria mulheres. Observaram-se impactos positivos da EAN no cotidiano para além da alimentação saudável, por estimularem o protagonismo e valorizarem a trajetória de vida dos participantes.
Downloads
Referências
ALENCAR, Maria do Socorro da Silva; BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira; CARVALHO, Cecília Maria Resende Gonçalves de. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Revista de Nutrição, v. 21, p. 369-381, 2008.
ALMEIDA, Luciene Fátima Fernandes; SOUZA, Glória Maria Moraes; RIBEIRO, Andréia Queiroz. Promoção da alimentação saudável entre idosos: experiência extensionista na cidade de Viçosa-MG. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 7, n. 1, p.65-69, 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Brasil 2020-2030. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. 122p.
CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; LIMA-SILVA, Thaís. Bento. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, v. 40, n. 1, p. 81-103, 2015.
CRISCUOLO, Carolina; MONTEIRO, Maria Iolanda; TELAROLLI JÚNIOR, Rodolpho. Contribuições da Educação Alimentar e Nutricional junto a um grupo de idosos * Food and nutrition education contributions among an elderly group. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 23, n. 3, p. 406, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2019.
MELLO, Vanessa D. de.; LAAKSONEN, David. E. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 53, p. 509-518, 2009.
SCHULER, Amanda Caroline; VIEIRA, Mariluce Poerschke. Alimentação saudável e educação nutricional na terceira idade. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 14, n. 84, p. 105-110, 2020.
SOUZA, Bruno Eduardo da Silva; CUNHA, Jerry Rosse de Medeiros da; OLIVEIRA, Maria Lucia de Azevedo; SILVEIRA, Ana Cristiana Martins; VIEIRA, Vanessa Bordin. Inportante Papel das Fribras Alimentares no Tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. International Journal of Nutrology, v. 11, n. S 01, p. 492, 2018.
TINOCO, Layla; GONÇALVES, Ana Paula; CARDOSO, Fabiane Toste; SOUZA, Gisele Gonçalves de; NASCIMENTO, Kamila de Oliveira do; SILVA, Elga Batista da. Teores de sódio descritos na informação nutricional de produtos alimentícios de sabor doce. Corpus et Scientia, v. 9, n. 2, p. 56-68, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Genebra: WHO; 2019. 260p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.