Música e seus efeitos sobre o cérebro: uma abordagem da neurociência junto a escolares

Autores

  • Franciele Dornelles Casarotto Unipampa
  • Liane da Silva de Vargas Unipampa. UFRGS.
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v6i2.243

Resumo

Com objetivo de divulgar e popularizar conhecimentos neurocientíficos, o projeto POPNEURO, dentre suas ações, buscou levar informações sobre os efeitos da música no cérebro a escolares da rede pública de ensino do município de Uruguaiana-RS. Esta ação foi desenvolvida em 4 escolas públicas do município durante o ano de 2015 e constituída de uma explanação teórica seguida por uma atividade prática. Para avaliar o impacto da ação foram aplicados questionários pré e pós-atividades, ambos compostos por perguntas objetivas. A escolha desta temática para trabalhar a neurociência na escola mostrou-se uma estratégia efetiva, possibilitando trabalhar diversos conceitos de neurociência. Os resultados obtidos neste estudo permitem afirmar que as atividades de extensão cumpriram seu papel, permitindo a divulgação científica, aproximando esta ciência da escola, e minimizando o abismo entre o meio científico e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta. Mestre e doutora em CB: Fisiologia. Pós-doutorado na área de neurofisiologia (KUL, Bélgica)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Casarotto, F. D., Vargas, L. da S. de, & Mello-Carpes, P. B. (2017). Música e seus efeitos sobre o cérebro: uma abordagem da neurociência junto a escolares. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 6(02). https://doi.org/10.21284/elo.v6i2.243

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)