Levando a neurociência para todos - experiências do programa Popneuro em ações de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17495

Palavras-chave:

Divulgação científica, Neurociência, Popularização, Educação

Resumo

A divulgação da neurociência, destacando-se pelo estudo do cérebro e suas funções, ganha importância na educação e sociedade. Através de esforços contínuos, como palestras e o uso inteligente das mídias sociais, a neurociência se aproxima do público. Estudantes universitários, especialmente os envolvidos com o Programa POPNEURO da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, RS, desempenham papel fundamental, agindo como embaixadores científicos. As atividades, incluindo a Semana Internacional do Cérebro, feiras de ciências e Neuroblitzes em escolas, além da capacitação de professores, fomentam o interesse e compreensão sobre o Sistema Nervoso. Essas ações, marcadas pela inovação, não só informam, mas também inspiram e engajam a comunidade, fortalecendo a cultura científica e a aplicação prática do conhecimento neurocientífico no cotidiano. As ações exemplificam o impacto transformador da
neurociência na educação e engajamento público, evidenciando seu valor além da academia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Billig MELLO-CARPES, Universidade Federal do Pampa

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq/BF nível 1C. Membro do Conselho Superior e da Comissão de EDI da FAPERGS. Membro do Board of General Assembly (BGA) da IUPS (2022-2025). Senior fellow IBRO/IBE-UNESCO Science of Learning 2018. Ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência L'Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências em 2017, e o Prêmio Espírito Público em 2019. Finalista do Prêmio Donna/ZH Mulheres que Inspiram 2019. Professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA, coordena o Programa POPNEURO e participa do grupo Cientistas do Pampa. É docente orientadora do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas/Unipampa, do PPG Bioquímica da UNIPAMPA, e do PPG Fisiologia da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas/Unipampa entre 2016 e 2020, e coordenadora da primeira turma do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação (2017-2018), participando da implementação de ambos os cursos na Unipampa. É membro da Comissão Mulheres na Fisiologia e do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Além da SBFis, é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filiada à Associação DOHaD (Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença) e membro regular da American Physiological Society. Tem experiência em pesquisa na área de neurofisiologia da memória e ensino de fisiologia e divulgação da (neuro)ciência, e atua como revisora de dezenas de periódicos da área, sendo parte do comitê editorial de revistas internacionais. É pesquisadora associada da Rede Ciência para a Educação (CpE) e consultora do Escritório da Educação da UNESCO para assuntos relacionados à neurociência aplicada à educação. Foi professora visitante da Universidade de Valência/Espanha, em 2018 e atualmente é professora visitante da Universidade Tecnológica de Chemnitz, Alemanha. Mãe de um filho de 19 anos, é atuante na causa das mulheres na ciência, integra a equipe gestora do Movimento Parent in Science. E-mail: pamelacarpes@unipampa.edu.br 

Referências

AMADO, Bibiana Cantarelli; SANTOS, Thalessa Pinto, MELLO-CARPES, Pâmela Billing. Experiências do programa de extensão popneuro durante a pandemia da covid-19 e projeções pós-pandêmicas. Chasque: Revista Eletrônica De Extensão e Cultura Da Unipampa, v. 2, n. 1, p. 23-33, 2022.

AMARAL, Ana Luiza Neiva, GUERRA, Leonor Bezerra. (2020). Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/ DN. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2022/10/neurociencia-e-educacao-olhando-para-o-futuro-da-aprendizagem/. Acesso em: 28 nov. 2023.

BASSALO, Luis Carlos Crispino, CALDAS, Jocasta. Formação e Vocação: Palestras de Divulgação Científica para a Educação Básica na Amazônia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 678–688, 2018. DOI https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p678.

CARRAZZONI, Guilherme Salgado, MINETTO, Laura, LOPES, Luiza Freitas, MARKS, Nataly, AMADO, Bibiana Cantarelli, DE VARGAS, Liane da Silva. Mudando o foco: como a pandemia da covid-19 influenciou as temáticas de trabalho do programa de extensão popneuro. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 522–529, 2020.

CATARINO, Giselle Faur de Castro, REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre a natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, e21033, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1516-731320210033.

DEKKER, Sanne., LEE, Nikki. C, HOWARD-JONES, Paul, JOLLES, Jelle (2012). Neuromyths in education: Prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 33784, 2012. DOI https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00429.

FILIPIN, Geórgia, CASAROTTO, Franciele Dorneles, MARONEZE, Bruno Machado, MELLO-CARPES, Pâmela Billig. POPNEURO: Relato de um Programa de Extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 87-95, 2015.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich KH; COOK, John. (2017). Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the “Post-Truth” Era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017. DOI https://doi.org/10.1016/j.jarmac.2017.07.008.

LIMA, Karine Ramires, MINETTO, Laura, FAN, Manoel Lagreca, CARRAZONI, Guilherme Salgado, OLIVEIRA, Maria Eduarda Dornelles de, MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Divulgação da neurociência através de um informativo online: uma análise dos temas com maior engajamento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 165–177, 2023. DOI.https://doi.org/10.29327/2303474.14.2-4.

LIMA, Karine Ramires; NEVES, Ben-Hur Souto das; RAMIRES, Caroline Cadore; SOARES, Marisele dos Santos,MARTINI, Victória Ávila; LOPES, Luiza Freitas, MELLO-CARPES, Pâmela Billig Mello-Carpes. Student assessment of online tools to foster engagement during the COVID-19 quarantine. Advances in Physiology Education, v. 44, n. 4, p. 679–683, 2020. DOI https://doi.org/10.1152/advan.00131.2020.

MARTINS, Alexandre S; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 2, p. 108-117, 2014.

OSBORNE, Jonathan; SIMON, Shirley; COLLINS, Sue. Attitudes towards science: A review of the literature and its implications. International Journal of Science Education, v. 25, n. 9, p. 1049–1079, 2003. DOI https://doi.org/10.1080/0950069032000032199.

POSSIK, Patricia Abrão; SHUMISKI, Lívia Cantisani; CORRÊA, Elisete Marcia; MAIA, Roberto de Assis; MEDAGLIA, Adriana; MOURÃO, Lucivana Prata de Souza; PEREIRA, Jairo Marques Campos; PERSUHN, Darlne Camati; RUFIER, Myrthes; SANTOS, Marcelo; SOBREIRA, Marise; ELBLINK, Marcia Triunfol. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a semana da ciência e tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 20, supl., p. 1353–1362, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-59702013000400014.

TADIELO, Ana Luiza Trombini; SOSA, Priscila Marques; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Physiology faculty and student contributions to schoolteacher training in neuroscience: innovations during the COVID-19 pandemic. Advances in Physiology Education, v. 46, n. 4, p. 606–614, 2022. DOI https://doi.org/10.1152/advan.00045.2022.

TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. (2008). The Scientifically Substantiated Art of Teaching: A study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Capella University ProQuest Dissertations & Theses, 625, 2008. Disponible in: https://www.researchgate.net/publication/36710537. Acess in: 28 nov. 2023.

TRÓPIA, Guilherme. Reflexões sobre o discurso na divulgação neurocientífica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 2, n. 2, p. 1-9, 2008.

WOCIECHOSKI, Darlan Pez; CATANI, Afrânio Mendes. Curricularização da extensão e as suas relações com o acesso à educação superior nos PNEs 2001-2010 e 2014-2024: um estudo documental. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1300–1317, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68893. Disponível em:

https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68893. Acesso em: 28 nov. 2023.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

RIBEIRO, P. I. L., CRESPO, B. T. T., TADIELO, A. L. T., ROSA, P. A. B. da, PINTO, P. A. M. da S. L., & MELLO-CARPES, P. B. (2024). Levando a neurociência para todos - experiências do programa Popneuro em ações de divulgação científica. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17495

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.