Levando a neurociência para todos - experiências do programa Popneuro em ações de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17495Palavras-chave:
Divulgação científica, Neurociência, Popularização, EducaçãoResumo
A divulgação da neurociência, destacando-se pelo estudo do cérebro e suas funções, ganha importância na educação e sociedade. Através de esforços contínuos, como palestras e o uso inteligente das mídias sociais, a neurociência se aproxima do público. Estudantes universitários, especialmente os envolvidos com o Programa POPNEURO da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, RS, desempenham papel fundamental, agindo como embaixadores científicos. As atividades, incluindo a Semana Internacional do Cérebro, feiras de ciências e Neuroblitzes em escolas, além da capacitação de professores, fomentam o interesse e compreensão sobre o Sistema Nervoso. Essas ações, marcadas pela inovação, não só informam, mas também inspiram e engajam a comunidade, fortalecendo a cultura científica e a aplicação prática do conhecimento neurocientífico no cotidiano. As ações exemplificam o impacto transformador da
neurociência na educação e engajamento público, evidenciando seu valor além da academia.
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