O impacto de ações de divulgação da neurociência junto a uma comunidade escolar de Uruguaiana/RS
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.8661Palavras-chave:
Extensão universitária. Neuroeducação. Neuromitos. Sistema nervoso. Casos clínicosResumo
Já é reconhecida a importância dos conhecimentos da neurociência para a sociedade. Estes conhecimentos, por ficarem restritos ao meio científico, muitas vezes não chegam à população em geral, e tampouco à escola, onde o entendimento do cérebro poderia contribuir para os processos de ensino-aprendizagem. Esta pouca divulgação científica acaba propiciando a disseminação de neuromitos, entendimentos equivocados acerca do funcionamento do cérebro, os quais podem ser prejudiciais. O programa POPNEURO busca promover ações de divulgação e popularização da neurociência. Neste estudo relatamos o impacto de um conjunto de ações, denominadas Neuroblitzes, que são visitas semanais a uma turma de escolares da Educação Básica nas quais temas de neurociência são abordados em atividades teórico-práticas. Participaram das ações aqui relatadas, realizadas em 2018, 28 escolares do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo, do município de Uruguaiana/RS. Para avaliar o impacto das intervenções, um questionário sobre os temas abordados foi aplicado antes, e outro após as atividades. Os resultados demonstram que ações propostas aumentaram o conhecimento de estudantes da Educação Básica sobre o cérebro e o sistema nervoso, como no questionamento sobre os constituintes de um neurônio, no qual, após as intervenções, mais de 40% acertou todos os constituintes de um neurônio. Também em relação à Universidade, onde antes das ações 68,18% afirmaram conhecer a UNIPAMPA, e, após as intervenções, este percentual subiu para 87,5%. Adicionalmente, os alunos gostaram das atividades, considerando-as divertidas e conseguindo estabelecer relação com o que foi destacado nas aulas, com o seu cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.