O impacto de ações de divulgação da neurociência junto a uma comunidade escolar de Uruguaiana/RS

Autores

  • Mayúme de Freitas FANTTI Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de VARGAS Universidade Federal do Pampa
  • Ben-Hur Souto NEVES Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-1475-7018
  • Pâmela Billig MELLO-CARPES Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.8661

Palavras-chave:

Extensão universitária. Neuroeducação. Neuromitos. Sistema nervoso. Casos clínicos

Resumo

Já  é  reconhecida  a  importância  dos  conhecimentos  da  neurociência  para  a  sociedade.  Estes conhecimentos,  por  ficarem  restritos  ao  meio  científico,  muitas  vezes  não  chegam  à  população  em  geral,  e tampouco à escola, onde o entendimento do cérebro poderia contribuir para os processos de ensino-aprendizagem. Esta pouca divulgação científica acaba propiciando a disseminação de neuromitos, entendimentos equivocados acerca do funcionamento do cérebro, os quais podem ser prejudiciais. O programa POPNEURO busca promover ações de divulgação e popularização da neurociência. Neste estudo relatamos o impacto de um conjunto de ações, denominadas Neuroblitzes, que são visitas semanais a uma turma de escolares da Educação Básica nas quais temas de neurociência são abordados em atividades teórico-práticas. Participaram das ações aqui relatadas, realizadas em 2018, 28 escolares do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo, do município de Uruguaiana/RS. Para avaliar o impacto das intervenções, um questionário sobre os temas abordados  foi  aplicado  antes,  e  outro  após  as  atividades.  Os  resultados  demonstram  que  ações  propostas aumentaram o conhecimento de estudantes da Educação Básica sobre o cérebro e o sistema nervoso, como no questionamento sobre os constituintes de um neurônio, no qual, após as intervenções, mais de 40% acertou todos os constituintes de um neurônio. Também em relação à Universidade, onde antes das ações 68,18% afirmaram conhecer a UNIPAMPA, e, após as intervenções, este percentual subiu para 87,5%. Adicionalmente, os alunos gostaram das atividades, considerando-as divertidas e conseguindo estabelecer relação com o que foi destacado nas aulas, com o seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayúme de Freitas FANTTI, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Fisioterapia

Liane da Silva de VARGAS, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa

Ben-Hur Souto NEVES, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Pampa. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia.

Pâmela Billig MELLO-CARPES, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

FANTTI, M. de F., VARGAS, L. da S. de, NEVES, B.-H. S., & MELLO-CARPES, P. B. (2019). O impacto de ações de divulgação da neurociência junto a uma comunidade escolar de Uruguaiana/RS. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(2). https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.8661

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)