Acercar la neurociencia a todos: experiencias del programa Popneuro en actividades de divulgación científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17495

Palabras clave:

Divulgación Científica, Neurociencia, Popularización, Educación

Resumen

La divulgación de la neurociencia, destacada por el estudio del cerebro y sus funciones, gana importancia en la educación y la sociedad. A través de esfuerzos continuos, como conferencias y el uso
inteligente de las redes sociales, la neurociencia se acerca al público. Los estudiantes universitarios,
especialmente aquellos involucrados con el Programa POPNEURO de la Universidad Federal de Pampa, en Uruguaiana, RS, juegan un papel clave, actuando como embajadores científicos. Las actividades, incluida la Semana Internacional del Cerebro, ferias de ciencias y Neuroblitzes en escuelas, además de la capacitación de profesores, fomentan el interés y la comprensión del Sistema Nervioso. Estas acciones, marcadas por la innovación, no solo informan sino también inspiran y comprometen a la comunidad, fortaleciendo la cultura científica y la aplicación práctica del conocimiento neurocientífico en la vida cotidiana. Las acciones ejemplifican el impacto transformador de la neurociencia en la educación y el compromiso público, destacando su valor más allá de la academia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pâmela Billig MELLO-CARPES, Universidade Federal do Pampa

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq/BF nível 1C. Membro do Conselho Superior e da Comissão de EDI da FAPERGS. Membro do Board of General Assembly (BGA) da IUPS (2022-2025). Senior fellow IBRO/IBE-UNESCO Science of Learning 2018. Ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência L'Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências em 2017, e o Prêmio Espírito Público em 2019. Finalista do Prêmio Donna/ZH Mulheres que Inspiram 2019. Professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA, coordena o Programa POPNEURO e participa do grupo Cientistas do Pampa. É docente orientadora do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas/Unipampa, do PPG Bioquímica da UNIPAMPA, e do PPG Fisiologia da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas/Unipampa entre 2016 e 2020, e coordenadora da primeira turma do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação (2017-2018), participando da implementação de ambos os cursos na Unipampa. É membro da Comissão Mulheres na Fisiologia e do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Além da SBFis, é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filiada à Associação DOHaD (Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença) e membro regular da American Physiological Society. Tem experiência em pesquisa na área de neurofisiologia da memória e ensino de fisiologia e divulgação da (neuro)ciência, e atua como revisora de dezenas de periódicos da área, sendo parte do comitê editorial de revistas internacionais. É pesquisadora associada da Rede Ciência para a Educação (CpE) e consultora do Escritório da Educação da UNESCO para assuntos relacionados à neurociência aplicada à educação. Foi professora visitante da Universidade de Valência/Espanha, em 2018 e atualmente é professora visitante da Universidade Tecnológica de Chemnitz, Alemanha. Mãe de um filho de 19 anos, é atuante na causa das mulheres na ciência, integra a equipe gestora do Movimento Parent in Science. E-mail: pamelacarpes@unipampa.edu.br 

Citas

AMADO, Bibiana Cantarelli; SANTOS, Thalessa Pinto, MELLO-CARPES, Pâmela Billing. Experiências do programa de extensão popneuro durante a pandemia da covid-19 e projeções pós-pandêmicas. Chasque: Revista Eletrônica De Extensão e Cultura Da Unipampa, v. 2, n. 1, p. 23-33, 2022.

AMARAL, Ana Luiza Neiva, GUERRA, Leonor Bezerra. (2020). Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/ DN. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2022/10/neurociencia-e-educacao-olhando-para-o-futuro-da-aprendizagem/. Acesso em: 28 nov. 2023.

BASSALO, Luis Carlos Crispino, CALDAS, Jocasta. Formação e Vocação: Palestras de Divulgação Científica para a Educação Básica na Amazônia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 678–688, 2018. DOI https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p678.

CARRAZZONI, Guilherme Salgado, MINETTO, Laura, LOPES, Luiza Freitas, MARKS, Nataly, AMADO, Bibiana Cantarelli, DE VARGAS, Liane da Silva. Mudando o foco: como a pandemia da covid-19 influenciou as temáticas de trabalho do programa de extensão popneuro. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 522–529, 2020.

CATARINO, Giselle Faur de Castro, REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre a natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, e21033, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1516-731320210033.

DEKKER, Sanne., LEE, Nikki. C, HOWARD-JONES, Paul, JOLLES, Jelle (2012). Neuromyths in education: Prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 33784, 2012. DOI https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00429.

FILIPIN, Geórgia, CASAROTTO, Franciele Dorneles, MARONEZE, Bruno Machado, MELLO-CARPES, Pâmela Billig. POPNEURO: Relato de um Programa de Extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 87-95, 2015.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich KH; COOK, John. (2017). Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the “Post-Truth” Era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017. DOI https://doi.org/10.1016/j.jarmac.2017.07.008.

LIMA, Karine Ramires, MINETTO, Laura, FAN, Manoel Lagreca, CARRAZONI, Guilherme Salgado, OLIVEIRA, Maria Eduarda Dornelles de, MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Divulgação da neurociência através de um informativo online: uma análise dos temas com maior engajamento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 165–177, 2023. DOI.https://doi.org/10.29327/2303474.14.2-4.

LIMA, Karine Ramires; NEVES, Ben-Hur Souto das; RAMIRES, Caroline Cadore; SOARES, Marisele dos Santos,MARTINI, Victória Ávila; LOPES, Luiza Freitas, MELLO-CARPES, Pâmela Billig Mello-Carpes. Student assessment of online tools to foster engagement during the COVID-19 quarantine. Advances in Physiology Education, v. 44, n. 4, p. 679–683, 2020. DOI https://doi.org/10.1152/advan.00131.2020.

MARTINS, Alexandre S; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 2, p. 108-117, 2014.

OSBORNE, Jonathan; SIMON, Shirley; COLLINS, Sue. Attitudes towards science: A review of the literature and its implications. International Journal of Science Education, v. 25, n. 9, p. 1049–1079, 2003. DOI https://doi.org/10.1080/0950069032000032199.

POSSIK, Patricia Abrão; SHUMISKI, Lívia Cantisani; CORRÊA, Elisete Marcia; MAIA, Roberto de Assis; MEDAGLIA, Adriana; MOURÃO, Lucivana Prata de Souza; PEREIRA, Jairo Marques Campos; PERSUHN, Darlne Camati; RUFIER, Myrthes; SANTOS, Marcelo; SOBREIRA, Marise; ELBLINK, Marcia Triunfol. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a semana da ciência e tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 20, supl., p. 1353–1362, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-59702013000400014.

TADIELO, Ana Luiza Trombini; SOSA, Priscila Marques; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Physiology faculty and student contributions to schoolteacher training in neuroscience: innovations during the COVID-19 pandemic. Advances in Physiology Education, v. 46, n. 4, p. 606–614, 2022. DOI https://doi.org/10.1152/advan.00045.2022.

TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. (2008). The Scientifically Substantiated Art of Teaching: A study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Capella University ProQuest Dissertations & Theses, 625, 2008. Disponible in: https://www.researchgate.net/publication/36710537. Acess in: 28 nov. 2023.

TRÓPIA, Guilherme. Reflexões sobre o discurso na divulgação neurocientífica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 2, n. 2, p. 1-9, 2008.

WOCIECHOSKI, Darlan Pez; CATANI, Afrânio Mendes. Curricularização da extensão e as suas relações com o acesso à educação superior nos PNEs 2001-2010 e 2014-2024: um estudo documental. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1300–1317, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68893. Disponível em:

https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68893. Acesso em: 28 nov. 2023.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

RIBEIRO, P. I. L., CRESPO, B. T. T., TADIELO, A. L. T., ROSA, P. A. B. da, PINTO, P. A. M. da S. L., & MELLO-CARPES, P. B. (2024). Acercar la neurociencia a todos: experiencias del programa Popneuro en actividades de divulgación científica. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17495

Número

Sección

Artículo

Artículos más leídos del mismo autor/a