Experiência da extensão universitária em saúde bucal coletiva durante a pandemia da covid-19: desafios e estratégias de superação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15404

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação em saúde, Pandemia por COVID-19

Resumo

A comunicação da Universidade junto à sociedade é estabelecida através das ações da extensão universitária que possibilitam o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento desenvolvido na instituição e a democratização do acesso à informação científica. Diante das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, foi necessário estabelecer novas estratégias para a continuidade das ações extensionistas. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar uma experiência de extensão, a fim de descrever as estratégias adotadas para a viabilização das práticas de educação em saúde durante o período pandêmico. Em decorrência do distanciamento social, optou-se pelo desenvolvimento de atividades virtuais que permitiram dar seguimento ao processo de educação em saúde voltado para a comunidade e a formação acadêmica dos membros da extensão. Mesmo diante da pandemia, a extensão conseguiu superar os desafios e manter o vínculo entre a instituição e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AL-BAHRANI, Abdullah; PATEL, Darshak; SHERIDAN, Brandon. Engaging students using social media: The students’ perspective. International Review of Economics Education, v. 19, p. 36-50, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1477388015300025. Acesso em: 12 Jun. 2021

KANNEGANTI, Abhiram; LIM, Karen M. X.; CHAN, Grace M. F.; CHOO, Soe-Na; CHOOLANI, Mahesh; ISMAIL-PRATT, Ida; LOGAN, Susan J. S. Pedagogy in a pandemic–COVID?19 and virtual continuing medical education (vCME) in obstetrics and gynecology. Acta obstetricia et gynecologica Scandinavica, v. 99, n. 6, p. 692, 2020. Disponível em: https://obgyn.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/aogs.13885. Acesso em: 11 Jun. 2021

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, v. 8, n. 1, p. 72-87, 2015. Disponível em: http://www.uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112856.pdf. Acesso em: 12 Jun. 2021.

PROGRAMA LABORATÓRIO DE COMUNIDADE. Programa Laboratório De Comunidade (Prolac). Disponível em: https://sites.google.com/a/uefs.br/proex/projetos-e-programas-de-extensao/93-2009. Acesso em: 10 Jun. 2021.

ROSA, Rebeca dos Santos Duarte; BENEVIDES, Erlia Esteves; MACIEL, Joice Batista; MONTEIRO, Daniela; BERNARDES, Renata Mascarenhas. Recursos Didático-Pedagógicos na Promoção da Educação Popular em Saúde. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Saude/Saude176.pdf. Acesso em: 11 Jun. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. A Extensão na UEFS. Disponível em: http://proex.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4. Acesso em: 10 Jun. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Bolsa PIBEX. Disponível em: http://proex.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6. Acesso em: 10 Jun. 2021.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

VIEIRA, A. G. S., MORAIS, V. da S., MONTEIRO, R. da C., GÓES, L. C. dos S., & CASTRO, A. L. S. (2023). Experiência da extensão universitária em saúde bucal coletiva durante a pandemia da covid-19: desafios e estratégias de superação. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15404

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.