WebCiência como estratégia de articulação entre comunicação científica e extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15659

Palavras-chave:

Divulgação científica, Mídia social, YouTube®, Química

Resumo

As plataformas digitais de comunicação tornaram-se imprescindíveis como ferramentas para estreitar a comunicação entre a universidade e a comunidade externa. Este artigo relata o uso do YouTube® na ação de extensão WebCiência IQ-UFG realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), analisando métricas de alcance social nas comunidades interna e externa à instituição. Os webinários promovidos tiveram um perfil amplo, com destaque para aqueles de cunho geral, associados à temática Ensino & Sociedade, e aos de fronteira da Química, em especial na área da saúde. As visualizações e likes não apresentaram diferenças significativas entre as modalidades de ensino remoto e presencial, com uma tendência de substituição de participantes internos à UFG por um público externo no ciclo de webinários após o retorno às atividades presenciais. A ação comprovou seu caráter extensionista, pois em todos os webinários houve a participação do público externo (todos os estados brasileiros e outros países).

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Publicado

20-07-2023

Como Citar

SGOBBI, L. F., SEVERINO, V. G. P., BARBOSA, M. S., CLEMENTE, A. D., PAIVA, J. V. F., & FERRI, P. H. (2023). WebCiência como estratégia de articulação entre comunicação científica e extensão universitária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15659

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