Uso do Arco de Maguerez na concepção de uma educação em saúde sobre práticas integrativas e complementares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16107

Palavras-chave:

Educação em saúde, Prática integrativas e complementares, Humanização da assistência

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência do uso da Metodologia da Problematização com apoio do
Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 5 alunos de uma instituição de ensino superior pública, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade. A vivência resultou na aplicação de uma ação educativa e em uma educação continuada. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência, à medida que cooperou para um cuidado holístico, e agregou a todos os envolvidos conhecimentos de métodos
alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio das práticas integrativas e complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Carolina Furquim de; CHECHETTO, Fatima. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, n. 2, Itapeva, Brasil, 2020.

ANDRADE, Maria Darc Gonçalves; PEREIRA, Maria Marcilene Vieira de Jesus; SILVA, Patrícia Pegoraro Merêncio da Silva; PEREIRA, Renata Junqueira. Benefícios físicos e mentais da massagem terapêutica. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 32, p. 134, 2020. Goiânia, Brasil.

BORGES, Ingred Naurah Almeida Sena; REIS, Luana Araújo dos; FERREIRA, Juliana Barros; GRISI, Érica Porto; BRITO, Flávia Rocha; FERREIRA, Zâmia Aline Barros. Efeito da massagem de aromaterapia com óleo essencial de lavanda: revisão integrativa. Id On line Revista Multiprofissional e de Psicologia, v. 14, n. 51, p. 121-131, Vitória da Conquista, Brasil, 2020.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. A estratégia de ensino-aprendizagem – Vozes, 26ª ed, Petrópolis, Brasil, 2005.

CARDOSO, Hilda Couto Wink; MARIN, Daiana Ribeiro; BARROS, Neuza Buiguinati; LUGTENBURG, Celina A. Bertoni. Lavandula angustifolia: uso da aromaterapia por massagem com óleo essencial de lavanda em várias patologias. Brazilian Journal of Development, v.7, n.5, p. 46320-46340, Porto Velho, Brasil, 2021.

CLAPIS, Maria José; MARQUES, Estefânia Andréia; CORRÊA, Adriana Katia; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; BORBA, Kátia Pereira de. Metodologia da problematização no ensino de atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, ed. 71, p. 1768-1774, Ribeirão Preto, Brasil, 2018.

FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata; CARMONA, Elenice Valentim; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda; MECENA, Elizane Henrique de. Uso da metodologia da problematização com

o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, ed. 29, p. 229-258, Campinas, Brasil, 2016.

PIRES JUNIOR, Ideon Alves; GOMES, Ana Júlia Ferreira; SEGATO, Davi Ferreira; FERNANDES, Mônica Manzi; CAMPOS, Maria Antonia; VITAL, Isabella Azevedo; TIBURCIO, Arynne Gabrielle; FERNANDES, Carla Martins; RAMOS, Gabriela Siqueira Araujo; VICTOR, Sirlene Aparecida Borges; BARBOSA, Deriely Lazara; LUCIANO, Raphaelly Cristiny Bessa; SILVA, Patrícia Costa dos Santos da. Utilização de metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde com uso de óleos essenciais e massagem. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, v. 12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15107. Acesso em:

KUREBAYASHI, Leonice Fumiko Sato; TURRINI, Ruth Natalia Teresa; SOUZA, Talita Pavarini Borges de; TAKIGUCHI, Raymond Sehiji; KUBA, Gisele; NAGUMO, Marisa Toshi. Massagem e reiki para redução de estresse e ansiedade: ensaio clínico randomizado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, ed: 2834, v. 24, São Paulo, Brasil, 2016.

MACHADO, Carolina Oliveira Silva; SILVA, Débora Parreiras da. Aromaterapia no tratamento da ansiedade. Revista Saúde em Foco, edição nº 11, p.1234-1245, Itajubá, Brasil, 2019.

MANAKATT, Bushra M.; CARSON, Zachary W.; PENTON, Rebekah L.; DEMELLO, Annalyn S. Virtual learning experiences in population health nursing course during the COVID-19 pandemic. International Nursing Review, v. 68, n. 4, p. 557-562, Galveston, United States of America, 2021.

MERHY, Emerson Elias; BERTUSSI, Débora Cristina; SANTOS, Mara Lisiane de Moraes dos; ROSA, Nathalia Silva Fontana. Pandemia, Sistema Único de Saúde (SUS) e saúde coletiva: com-posições e aberturas para mundos outros. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, n. 26, Botucatu, Brasil, 2022.

MONTIBELER, Juliana; DOMINGOS, Thiago da Silva; BRAGA, Eliana Mara; GNATTA, Juliana Rizzo; KUREBAYASHI, Leonice Fumiko Sato; KUREBAYASHI, Alberto Keidi. Efetividade da massagem com aromaterapia no estresse da equipe de enfermagem do centro cirúrgico: estudo-piloto. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, n. 53, ed. 03348, São Paulo, 2018.

SILVA, Ilisdayne Thalita Soares da; ARAÚJO, Analice Campelo de; MEDEIROS, Yasmin Elvira de; SANTOS, Rebecca Stefany da Costa; GÓIS, Mariana Melo da Cruz Domingos; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da. O uso da aromaterapia no contexto da enfermagem: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 22, n. 59677, p. 1-12, Rio Grande do Norte, Brasil, 2020.

SILVA, Patrícia Costa dos Santos da; OLIVEIRA, Lívia Ferreira; RAMOS, Mariana; MACIEL, Michele Aparecida Silva; SCALIA, Luana Araújo Macedo; FREITAS, Efigênia Aparecida Maciel de; SILVA, Andréa Mara Bernardes da; ARAÚJO, Suely Amorim de. University extension project as a health promotion instrument during the Covid-19 pandemic. International Journal for Innovation Education and Research, v. 9, n. 7, p. 295–304, Dhaka, Bangladesh, 2021.

Downloads

Publicado

28-08-2023

Como Citar

PIRES JUNIOR, I. A., GOMES, A. J. F., FERNANDES, M. M., RAMOS, G. S. A., OLIVEIRA, C. P., & SILVA, G. da. (2023). Uso do Arco de Maguerez na concepção de uma educação em saúde sobre práticas integrativas e complementares. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16107

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)